Tudo bem que grande parte do volume de vendas dos dois modelos recai para as versões de entrada Joy, com visual pré-facelift e motorização 1.0, mas é fato que os Chevrolet Onix e Prisma contam com uma receita que agradou em cheio os brasileiros. Por essa razão, o Chevrolet Onix conseguiu o posto de carro mais vendido do Brasil e o sedan Prisma lidera entre os três volumes mais comercializados em nosso país.

Como você já conferiu aqui no Autoo, a nova geração do Chevrolet Prisma já vazou em um site chinês, o que permitiu ao sempre competente designer Kleber Silva tomar como base as imagens e realizar quatro projeções (clique na foto principal para acessar a galeria) antecipando as versões definitivas de Onix e Prisma que deveremos conhecer até o fim deste ano.

Fato é que a GM Mercosul já está realizando um amplo investimento em suas fábricas no Brasil não só para atender as novas gerações do Onix e do Prisma bem como iniciar o processo de renovação de sua gama no Brasil, que vai contemplar um sucessor para o Chevrolet Tracker, entre outros lançamentos ao longo dos próximos anos.

Além das claras melhorias que podemos esperar nos novos Onix 2020 e Prisma 2020, como a introdução de um sistema de Wi-Fi para os modelos, um grande destaque da dupla será o lançamento no Brasil de um novo motor 1.0 turbo para a gama Chevrolet por aqui. O propulsor foi desenvolvido, há um bom tempo, pela GM nos tempos em que a companhia ainda era dona da alemã Opel e deverá ser um grande rival para o 1.0 TSI da Volkswagen.

É notório que a gama Chevrolet clama por um atualização de seus motores aqui no Brasil. Apesar de já muito aperfeiçoados ao longo os últimos anos, o motor 1.4 fica devendo em desempenho e o 1.8 em economia de combustível quando colocados ao lado de propulsores mais avançados como os tricilíndricos turbo atuais.

Certamente, a nacionalização de um novo propulsor para a gama Chevrolet nacional será um movimento muito bem-vindo.

Lançado no fim de 2012, o Chevrolet Onix está prestes a completar 7 anos de mercado, período comum hoje em dia para a duração do ciclo geracional de um carro moderno, portanto é natural que a GM Mercosul trabalhe com afinco para entregar um novo Onix ainda mais competitivo e mantenha a boa reputação em vendas do modelo por aqui. Além disso, concorrentes mais novos como o VW Polo e o Fiat Argo motivam a renovação do hatch.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/