Novos flagras do inédito SUV pequeno da Fiat: o que sabemos até agora

Modelo também deverá dar origem a produtos de Jeep e Alfa Romeo
Flagra do inédito SUV pequeno da Fiat em desenvolvimento

Flagra do inédito SUV pequeno da Fiat em desenvolvimento | Imagem: Walter Vayr/@gabetzspyunit

Aos poucos um projeto muito importante para acompanharmos de perto passa a ser visto com uma frequência cada vez maior pelos caçadores de segredos na Europa. 

Nesta semana, o fotógrafo Walter Vayr, responsável pelo perfil gabetzspyunit no Instagram publicou algumas fotos do inédito SUV/crossover pequeno que a Fiat está desenvolvendo. 

Até o momento poucas informações sobre a novidade conseguiram ser apuradas pela imprensa europeia, que aposta fortemente que a novidade poderá integrar a família de compactos Panda ou, quem sabe até, dar sequência ao legado do Uno

O flagra em questão deixa claro que a Fiat utiliza como base para o desenvolvimento de seu SUV pequeno inédito o Opel Mokka, marca que integra a Stellantis. 

O motivo para isso é que a novidade da marca italiana já está sendo projetado sobre a plataforma CMP, criada até então pela PSA em uma etapa pré-fusão da companhia com a Fiat Chrysler. 

A movimentação da Stellantis para produzir a maior quantidade possível de modelos sobre uma arquitetura comum tem como objetivo principal reduzir custos, além de outros ganhos como a otimização no tempo de desenvolvimento, entre outros pontos. 

Parte técnica

Considerando os atributos técnicos da plataforma CMP, podemos esperar por um modelo com motor transversal, tração dianteira e suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, tudo sinalizando para um modelo que deverá ter preço acessível. 

Ponto importante é a versatilidade da plataforma CMP em termos de propulsão. Como observamos em modelos da Peugeot e da própria Opel construídos sobre ela, as marcas podem optar por conjuntos motrizes apenas térmicos, além de híbridos ou até 100% elétricos. 

A previsão é que o futuro SUV pequeno da Fiat será produzido, na Europa, na fábrica polonesa de Tychy, onde hoje o Fiat 500 é montado.  

De acordo com informações preliminares da imprensa europeia, o inédito crossover da Fiat também será aproveitado por suas irmãs de conglomerado, no caso a Jeep e a Alfa Romeo, que vão adicionar em seus respectivos portfólios modelos baseados no SUV em desenvolvimento pela fabricante estabelecida em Turim. 

Muito já foi dito nos bastidores, inclusive, que a Jeep está investindo em um modelo de porte abaixo do Renegade, produto este que terá como objetivo atuar em faixas de preço mais acessíveis, de olho em mercados emergentes. 

Surpreende a ideia de que até mesmo a Alfa Romeo, uma marca premium, ter despertado o interesse por um crossover compacto. 

É cedo para especular se a Fiat tem nos planos aproveitar o projeto de um SUV pequeno também aqui no Brasil. Contudo, sabendo da importância que o nosso mercado tem para a marca, é fato que um projeto como esse pode ficar no radar da subsidiária brasileira. 

Apesar da estreia recente do Pulse, poderia até fazer sentido para a Fiat apostar em um complemento de gama com um SUV de porte equivalente ao Pulse, porém mais sofisticado e quem sabe até com propulsão eletrificada, atuando em uma faixa de preço superior. Algo a conferir, no futuro, quando a novidade chegar ao mercado europeu.

Flagra do inédito SUV pequeno da Fiat em desenvolvimento
Flagra do inédito SUV pequeno da Fiat em desenvolvimento
Imagem: Walter Vayr/@gabetzspyunit
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa