Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Uno e March devem ressurgir como SUVs compactos

Fiat e Nissan preparam modelos crossovers para o mercado europeu e que podem dar sequência à dinastia Uno e Micra/March

Era março de 2012 e o ranking de veículos mais vendidos do Brasil passava por um momento curioso. Naquele mês o Uno foi o líder em emplacamentos, com 23,1 mil unidades vendidas, desbancando o então onipresente Gol, que havia obtido 21 mil veículos comercializados.

Não foi só isso. Em 15º lugar do ranking aparecia o Nissan March, o hatch compacto que a marca japonesa trazia do México e que bateu seu recorde de emplacamentos, com 4,6 mil unidades vendidas – número só não maior por falta de produtos.

Quase dez anos depois desse fenômeno passageiro, tanto o Uno quanto o March deixaram de ser produzidos no Brasil, o primeiro após 37 anos consecutivos.

Nascidos com uma proposta urbana, que conciliava um bom espaço com lista de equipamentos mais atraente, além de formas, digamos, lúdicas, os dois compactos aproveitaram o curto período antes da chegada do Onix e do HB20, modelos com estilo mais atraente e conteúdo ainda mais completo.

Hoje o público não busca mais veículos cuja essência é praticidade, economia e versatilidade, haja visto o fim do tão admirado Honda Fit.

A mudança, no entanto, não significa que Uno e March estão destinados as livros de história. Curiosamente, na mesma semana, Fiat e Nissan deram indícios de que os dois nomes podem ganhar uma nova vida.

Novo SUV March pode chegar ao mercado em 2025
Novo SUV March pode chegar ao mercado em 2025
Imagem: Divulgação

A montadora japonesa foi mais clara quanto a isso ao revelar seus planos de novos produtos para a Europa com veículos eletrificados. Entre eles estará o sucessor do Micra, nome usado pelo March no Velho Continente.

A Nissan até deu uma prévia do que vem por aí, com as imagens e o vídeo que você vê aqui, um veículo crossover elétrico com inspiração em SUVs, é claro.

Construído sobre a plataforma CMF B-EV, o sucessor do March compartilhará soluções com o Renault 5, um pequeno elétrico da parceira francesa e que está previsto para lançamento em 2024. Ou seja, o March EV deve chegar pouco tempo depois e até lá saberemos se o projeto terá potencial global ou ficará restrito aos europeus.

Fiat Uno de volta à Europa

Mais no campo da especulação, a volta do Uno à Europa pode envolver um novo SUV compacto, baseado na mesma plataforma que deu origem ao novo Peugeot 2008 e ao Opel Mokka. E foi justamente um exemplar de testes desse último que despertou a curiosidade geral na semana passada.

Flagrado em testes no norte do continente, o Mokka seria uma ‘mula’ do futuro crossover da Fiat. Para a mídia europeia, essa versão italiana poderá ser batizada como ‘Uno’, fazendo ressurgir um nome que deixou o mercado em 1995.

Parece algo ainda distante, mas a boa imagem do modelo e a onda de renascimento de marcas clássicas pode ser um indício que o Uno voltará a ser um integrante do portfólio da Fiat na Europa, onde a montadora anda bastante aquém dos seu passado.

Ainda é cedo para dizer se um dia teremos os dois nomes de volta ao Brasil, mas não deixa de ser justo vê-los preservados após tantos anos de história.

O SUV Opel Mokka flagrado na Europa: mula do futuro Uno?
O SUV Opel Mokka flagrado na Europa: mula do futuro Uno?
Imagem: Reprodução/Carscoop

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%