Novos Yaris são registrados na região. Será o fim do Etios?

Modelo de entrada da Toyota foi descontinuado na Índia. O maior já tem patente para facelift e modelo europeu
Toyota Yaris

Toyota Yaris | Imagem: Divulgação

No início de abril, a Toyota anunciou o fim da produção do Etios na Índia, país que concentrou grande parte do desenvolvimento do modelo. Como o Etios também é fabricado no Brasil, ainda não existiam indícios de que este seria o fim da linha para o hatch e o sedan por aqui. No entanto, novas informações vindas da Argentina mostram que a Toyota fará uma movimentação para este segmento.

Segundo a revista argentina Parabrisas, a Toyota daquele país teria recebido aprovação de dois pedidos de patente para modelos a serem vendidos na Argentina. Um desses registros mostra o que parece ser um facelift para o atual Yaris, que é fabricado atualmente em Sorocaba (SP) em carrocerias hatch e três volumes.

Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Acima a nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Imagem: Divulgação

Pelas imagens, esse novo Yaris pode chegar como linha 2021 trazendo um visual inspirado pela nova geração do Corolla. Assim, a grade ganhou proporções maiores e há uma nova linha cromada na grade que se estende desde o emblema da Toyota até os faróis. Enquanto isso, a traseira e as laterais parecem não ter recebido nenhuma alteração.

Até aí, nada indicava que o Etios estava ameaçado. O Toyota Yaris foi lançado no Brasil em 2018 e um facelift para o próximo ano modelo seria natural. No entanto, este não foi o único registro de patente recebido pela marca nipônica. A Toyota da Argentina também possui agora a patente da versão europeia do Yaris, o que pode significar que a marca estaria se preparando para oferecê-lo naquele mercado.

Segundo a publicação do país vizinho, caso um Toyota Yaris europeu venha de fato a ser comercializado por lá, isso poderia significar que o Yaris reestilizado fabricado no Brasil seria reposicionado para um segmento mais em conta, ocupando o mesmo espaço que hoje é do Etios. Como não faria sentido ter dois carros no mesmo segmento, essa poderia ser a derrocada do último, que seguiria os passos do mercado indiano. Mas ainda não se sabe se tal estratégia se concretizará na Argentina, nem se ela será a mesma no Brasil.

Detalhe do facelift para o Yaris local registrado na Argentina
Detalhe do facelift para o Yaris registrado na Argentina: modelo hoje é produzido em Sorocaba (SP) 
Imagem: Reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!