O que esperar do Volkswagen T-Cross?

Modelo está confirmado para estrear no mercado brasileiro no segundo semestre de 2018
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva

Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva | Imagem: Projeção de Kleber Silva

Sem dúvida nenhuma ele será um dos lançamentos mais aguardados de 2018. Trata-se do Volkswagen T-Cross, modelo que finalmente vai posicionar a marca alemã no disputado segmento dos SUVs compactos, faixa que ganha cada vez mais representatividade no Brasil e Europa.

O T-Cross já está com o lançamento confirmado para o Brasil ao longo do segundo semestre de 2018, mas já poderemos conhecer as formas finais do modelo ainda no primeiro trimestre do ano que vem, já que ele será uma das estrelas do Salão de Genebra. Na Europa, o T-Cross será posicionado logo abaixo do T-Roc, SUV de porte médio que usa muitos elementos do Golf.

Se destacar no meio de concorrentes tão fortes como o Honda HR-V e o Hyundai Creta exigirá que o T-Cross traga um conjunto diferenciado para a categoria. A plataforma MQB deverá entregar o mesmo alto patamar de segurança estrutural que notamos nos modelos da categoria, enquanto o moderno e eficiente propulsor 1.0 TSI, com turbo e injeção direta, deverá dar o toque de eficiência que se espera de um produto recente como é o caso do T-Cross brasileiro.

Com isso, assim como notamos no Polo e futuramente no Virtus, o motor 1.0 TSI deverá figurar nas opções topo de linha do T-Cross, enquanto as versões de entrada deverão ser equipadas com o 1.6 16V. Modelos como o Nissan Kicks, contam com uma opção mais acessível com transmissão manual, algo que também deverá ocorrer com o T-Cross. O VW também poderá ter uma variante 1.6 16V trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas, a qual deverá ser apresentada junto com Virtus.

O T-Cross também deverá contar com um bom pacote de tecnologia, oferecendo recursos como o painel de instrumentos digital e itens como o diferencial bloqueável e o detector de fadiga, dentre outros. Modelos como o já citado Kicks e o Chevrolet Tracker também se diferenciam por itens de segurança como os alertas de colisão com frenagem automática, ponto cego e saída de faixa, apenas para citar alguns deles. O VW deverá trazer um pacote semelhante.

Outra característica do T-Cross que deverá ser compartilhada com o sedã é o amplo espaço interno e um volume de carga considerável no porta-malas. O Virtus, por exemplo, conta com entre-eixos 8,5 cm maior que o Polo, o que foi suficiente para melhorar consideravelmente a área para os passageiros sobretudo no banco traseiro. Ainda não sabemos o que a VW prepara para o porta-malas do T-Cross, mas considerando que o Virtus surpreendeu com seu compartimento para mais de 521 litros é bem possível que a Volkswagen nos surpreenda novamente com o T-Cross. Hoje em dia modelos como o HR-V e o Creta contam com porta-malas na casa dos 440 litros, logo é desejável que o T-Cross entregue algo semelhante a esse volume.

Vale a pena lembrar, como já explicamos, que acima do T-Cross teremos em nossa região o SUV derivado do projeto Tarek, modelo que será produzido na Argentina e um concorrente em porte e faixa de preço para o Jeep Compass. Ele vai atuar no segmento acima de R$ 100.000, portanto entre os SUVs de médio porte, e situado abaixo da nova geração do Tiguan.

Seguramente o Volkswagen T-Cross, até por chegar bem depois dos principais concorrentes, terá a obrigação de entregar um pacote bem competitivo. Se você pensa em adquirir um SUV compacto ou quer trocar seu SUV atual, vale a pena esperar mais alguns meses. Na galeria de imagens você confere a projeção do Volkswagen T-Cross 2019 realizada pelo talentoso designer Kleber Silva, que gentilmente nos permitiu a reprodução das mesmas. 

 
 
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva
 
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva
 
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva
Projeção do futuro Volkswagen T-Cross feita por Kleber Silva
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!