Opinião: Com o adeus do Golf 1.6, VW abre caminho para uma interessante versão do Polo

Se o hatch médio está com uma participação cada vez menor, a VW poderia investir na configuração que falta ao novo Polo
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

De uma forma bem discreta, apenas retirando a versão de seu site comercial, a Volkswagen interrompeu a produção do Golf com motorização 1.6 16V e câmbio automático, configuração, que, convenhamos, estava longe de aproveitar todo potencial em termos de comportamento dinâmico e tecnologia que o hatch médio tem a oferecer.

Com a estreia da nova geração do Polo, a recente decisão da Volkswagen envolvendo o Golf abre caminho para que a fabricante alemã invista em uma versão que, na opinião do AUTOO, cairia muito bem ao modelo. Trata-se de usar o conjunto mecânico do extinto Golf 1.6 automático e “transplantá-lo” para o Polo, criando assim uma configuração que ficaria extremamente bem posicionada entre a versão 1.6 MSI automática, hoje tabelada em R$ 54.990, e a Comfortline 200 TSI, nas lojas por R$ 65.190. Esse potencial Polo 1.6 automático cairia como uma luva na faixa de R$ 60.000.

O motor 1.6 16V já está pronto para o modelo, bem como bastaria realizar uma trabalho de calibração da transmissão automática de 6 marchas, que hoje só está presente no Polo 1.0 turbo. Aliás, seguindo um caminho inverso, a Volkswagen está demorando para oferecer o Golf Comfortline de entrada, que utiliza o propulsor 1.0 TSI, também com a transmissão automática. Esse conjunto estreou justamente no Polo 2018 em suas versões mais caras.

É fato que o câmbio automático ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro em todos os segmentos, logo investir nessa tecnologia é algo interessante para todas as marcas. E a Volkswagen está com a faca e o queijo na mão para isso.

Olhando para o segmento de hatches compactos, um Polo 1.6 automático na faixa de R$ 60.000 seria um belo concorrente para o Fiat Argo, por exemplo, que nessa faixa de valor conta com a versão Drive 1.3 GSR de R$ 58.900, porém ela utiliza uma caixa automatizada, a qual está longe de oferecer o mesmo nível de conforto do que um câmbio automático seja ele convencional com conversor de torque, CVT, dentre outros.

O Chevrolet Onix, por sua vez, é o hatch compacto e o carro mais vendido do Brasil e justamente aposta em uma versão automática na casa de R$ 60.000, no caso com a configuração LTZ facilmente encontrada em promoções por esse valor ou a LT, também com câmbio automático de 6 marchas, na faixa de R$ 55.000. Nesse cenário, o Polo até mesmo se destacaria pela presença do motor mais potente e com maior torque, o que melhora o desempenho frente ao Onix 1.4 automático.

E você, o que acha de um potencial Polo 1.6 automático por R$ 60.000? Compraria esse modelo? Ele é interessante na sua opinião? Participe deixando seus comentários abaixo

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa