Aos poucos vamos desvendando mais detalhes sobre o que a Ford prepara para nossa região e boas novidades estão a caminho.

Segundo uma apresentação a que o Argentina Autoblog teve acesso, a fabricante norte-americana prepara investimentos entre SUVs, veículos comerciais e picapes para a região da América do Sul, onde certamente destaca-se a presença dos mercados de Argentina e Brasil.

Falando sobre os SUVs, a Ford pretende oferecer o novo Explorer na América do Sul, portanto atuando no segmento de grande porte com a geração mais recente do modelo. Já entre os SUVs médios, tendo como rivais por aqui o Chevrolet Equinox, Peugeot 3008, entre outros, a Ford prepara a chegada do Escape/Kuga em nossa região, com grandes chances de ser oferecido no Brasil inclusive em opção híbrida. Vale a pena destacar que a Toyota adotou estratégia semelhante com a nova geração do RAV4, disponibilizando por aqui apenas a opção eletrificada de seu SUV médio.

Apenas para esclarecer, Escape é o nome adotado pelo SUV nos EUA, enquanto Kuga é a designação europeia. Ambos, contudo, são o mesmo modelo. A tendência é que a Ford passe a investir cada vez mais em modelos eletrificados para a América do Sul. Atualmente a fabricante oferece no Brasil apenas o Fusion Hybrid como opção.

Como é possível ver na apresentação divulgada pelo site argentino, o Territory, SUV que foi um dos destaques da Ford no Salão de São Paulo 2018 e tudo levava a crer que seria oferecido aqui, aparece destinado apenas ao mercado chinês em versões eletrificadas. Porém, segundo rumores, uma possível nacionalização ou importação do Territory para a América do Sul não está descartada.

A Ranger, pelo que é visto na imagem abaixo, segue firme em nosso mercado enquanto a F-150 também é anunciada como um produto previsto para a América do Sul. A picape grande, assim como o novo Explorer, podem ser destinados à países específicos e não sabemos se os modelos de maior porte serão efetivamente oferecidos no Brasil, uma vez que dependem de uma maior estabilidade econômica, política e cambial para tornarem-se viáveis por aqui, ou seja, contarem com preços competitivos.

Por fim, uma novidade muito interessante que aparece no gráfico da Ford diz respeito à comercialização na América do Sul de um inédito Small, Rugged, Off-Road Utility, algo que pode ser traduzido de uma forma literal para “Utilitário pequeno, robusto e fora-de-estrada”. Segundo rumores que circulam nos EUA, estamos falando aqui do “Baby Bronco”. 

Apenas para clarificarmos, o Bronco foi um utilitário produzido pela Ford de 1966 a 1996 e buscava conciliar uma proposta robusta e ao mesmo oferecendo mais conforto aos ocupantes em relação aos utilitários da época, embalando tudo isso com uma carroceria alta e bem destacada. A Ford vai lançar, ao que tudo indica em 2020, uma releitura moderna do Bronco para figurar como uma alternativa à modelos como o Jeep Wrangler entre outros de proposta mais off-road do que encontramos nos SUVs/crossovers atuais. 

Da nova geração do Bronco será derivado esse inédito utilitário que deverá chegar aos mercados da América do Sul, seguindo a proposta original do Bronco, porém com dimensões menores. Ele deverá contar com carroceria 4 portas e um interior amigável para seus passageiros. 

Ainda sem nome definido, esse futuro utilitário compacto poderá resgatar o nome Maverick por aqui, ou até mesmo apostar nas designações Scout ou Adventurer, aponta o Argentina Autoblog. A produção local desse modelo inédito em algum país da região também não está descartada.

Como sugere a apresentação da Ford, todas essas novidades devem estrear nos países da América do Sul entre este semestre e o fim de 2020. Vamos aguardar para saber quais serão os próximos passos da marca por aqui.

 

 

 

 

Acima a apresentação obtida pelo Argentina Autoblog com os planos de produtos da Ford para 2019 e 2020
Acima a apresentação obtida pelo Argentina Autoblog com os planos de produtos da Ford para 2019 e 2020
Imagem: Argentina Autoblog

 

 

 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/