Para fazer frente ao inseguro Onix, novo VW Polo aposta na segurança

Alemã usa a estrutura avançada e o projeto moderno do Polo para conquistar o público da ''classe média aspiracional''
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

Ainda sem divulgar as primeiras imagens oficiais do novo Polo nacional, a Volkswagen realizou na manhã desta quinta-feira (24) uma extensa apresentação para destacar um atributo importante do modelo: a segurança para os ocupantes. Em um mercado onde o carro mais vendido do país foi reprovado nesse quesito, a Volkswagen quer usar o projeto moderno e melhor concebido do Polo 2018 como um diferencial importante entre os hatches compactos.

Começando por uma boa notícia, a Volkswagen adiantou que todas as versões do modelo contarão com 4 airbags de série. No Fiat Argo, o principal rival do Polo, as bolsas laterais também são oferecidas porém como um opcional. As versões do Polo com o motor 1.0 TSI também sempre serão equipadas com os controles de tração e estabilidade, sendo que a dupla poderá ser adquirida como opcional desde a versão de entrada com o propulsor 1.0 de 3 cilindros e aspiração natural. 

Em relação ao novo Polo europeu, a única alteração do modelo produzido no Brasil ficará por conta do para-choque dianteiro, que será redesenhado e ganhará uma "boca" maior em sua parte central. A estratégia da Volkswagen para o Polo no Brasil será cativar o público chamado de "classe média aspiracional", aqueles ligados em inovações e que valorizam muito mais o visual do carro e tudo o que ele é capaz de entregar do que itens como preço ou consumo de combustível. 

Indo além dos equipamentos e da questão mercadológica, a equipe de engenharia da Volkswagen apresentou os primeiros resultados dos teste de colisão realizados pela fabricante, e os dados são animadores. A carroceria do Polo mostrou-se tão íntegra após o teste de colisão contra uma barreira deformável a 64 km/h que foi possível abrir e fechar a porta do motorista logo depois do ensaio.

Assim como a quarta geração do modelo, que trazia à época requintes construtivos como a solda a laser, o novo Polo 2018 mantém a solução e um dos segredos para a alta eficiência protetiva dos ocupantes reside no uso de materiais de alta resistência. Na estrutura do novo Polo, 11,4% é composta por aços de ultra alta resistência enquanto outros 18,5% são formados por aços estampados a quente, tipo de aço que torna-se quatro vezes mais forte do que uma chapa com conformação convencional. 

Até mesmo a estrutura dos bancos conta com aços de alta resistência para colaborar não só com a segurança, mas também evitar o surgimento de rangidos ao longo dos anos. Vale destacar que os pedestres não foram esquecidos e o Polo também foi projetado para evitar que as pessoas fiquem seriamente feridas em caso de atropelamento. Para tanto, a área formada pelo para-choque e a grade frontal são alinhados e tem o objetivo de jogar a pessoa para cima, protegendo os joelhos do pedestre. Com isso, o capô ganha uma ampla área deformável para acomodar a queda da vítima.  

O AUTOO questionou Antonio Carnielli Jr, gerente executivo de engenharia de carroceria, por que a Volkswagen não optou por oferecer mais airbags no Polo 2018. O engenheiro explica que “o elevado nível de proteção que a estrutura do Polo por si só oferece não nos força a colocar mais do que 4 airbags no modelo. É só você ver nossos excelentes resultados mesmo em simulações de batida em poste, choque dianteiro, dentre outras”, declarou Carnielli. De qualquer forma, vamos ver como o modelo se sairá nos testes de colisão do Latin NCAP, algo que a Volkswagen planeja patrocinar junto à entidade tamanha é a confiança em seu novo produto. 

A nova plataforma MQB também confere ao Polo um elevado índice de rigidez torcional, um dos melhores da categoria adianta a Volkswagen, o que por consequência também traz benefícios no nível de ruído a bordo, que torna-se mais baixo, bem como colabora para o conforto e a melhora no comportamento dinâmico. A fabricante também promete “níveis de conforto de veículos de classes superiores”, graças a recursos como a coxinização pendular com grande parte dos componentes manufaturados em alumínio para elevar a resistência e colaborar para reduzir o peso do carro.

Além dos controles de tração e estabilidade, o Polo 2018 em suas versões mais caras oferecerá recursos importantes para aprimorar a segurança dinâmica. Um deles é o XDS, ou o bloqueio eletrônico do diferencial, que aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior aderência ao solo, proporcionando melhor eficiência à saída do veículo. O sistema funciona de forma automática, sem necessidade do motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h. Além dele, o Polo também contará com o XDS+, uma função que faz parte do controle de estabilidade e aplica intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, aumentando a agilidade e diminuindo a necessidade de movimentação do volante.

Outro sistema importante é o Controle do Momento de Giro (GMA), que diminui a possibilidade de perda de controle do veículo em pisos com diferentes níveis de atrito efetuando diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada. O novo Polo também trará os sistemas de fixação de cadeirinhas de criança do tipo Isofix e top-tether.

Por fim, ainda conseguimos constarar na apresentação prévia do modelo que o novo Polo oferecerá, dependendo da versão, luzes diurnas de LED e ao todo serão três tamanhos de rodas, variando entre os aros 15" a 17". A gama de versões será composta por uma opção de entrada, seguida pela intermediária Comfortline e a topo de linha Highline, conforme você pode conferir na galeria de fotos. 

Com tudo isso, o Polo espera cativar as famílias que prezam por um carro seguro e, quem sabe assim, forçar algumas marcas do mercado a melhorar a qualidade de seus carros. O Polo está com o lançamento confirmado para novembro deste ano e, no primeiro trimestre de 2018, ganhará a companhia do sedã Virtus, ambos fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa