Uma notícia alarmante foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Latin NCAP. O órgão que analisa a segurança dos modelos vendidos na América Latina avaliou o Chevrolet Onix de acordo com seu novo padrão de testes e a notícia foi estarrecedora: o hatch, que é o carro mais vendido do Brasil, obteve nenhuma estrela (de cinco possíveis) na proteção para adultos e apenas três estrelas na proteção para crianças.

“O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Considerando esses resultados de testes, o Onix não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95)”, destaca o Latin NCAP em comunicado.

“A proteção para o passageiro infantil no impacto foi aceitável; contudo, o modelo apenas oferece um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, carecendo de ancoragens ISOFIX. A porta traseira direita se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos”, completa o Latin NCAP.

O Latin NCAP destaca que no desempenho de impacto lateral, o Chevrolet Onix ainda foi pior que o Fiat Palio e o Peugeot 208. “O Fiat Palio tem o melhor desempenho estrutural em colisão lateral, seguido do Peugeot 208 que não conta com barras laterais nas portas, porém, traz o recurso na versão padrão europeia. Ambos poderiam entregar melhor desempenho com airbags laterais. Contudo, no caso do Onix, o desempenho estrutural no impacto lateral divulgou um grande deslocamento (penetração) do pilar B, dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior que nos outros dois veículos. Provavelmente, devido a seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais”, explica o Latin NCAP.

“O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o Onix é baseado numa plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo Latin NCAP não seria aprovada pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EUA (FMVSS214) aplicadas na Europa e nos Estados Unidos, respectivamente. Por que deveria se permitir à GM oferecer na América Latina esse carro com padrões inferiores aos exigidos?”, questiona Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

Outro modelo que também estava presente na bateria de testes mais recente do Latin NCAP foi o Kia Rio Sedan importado da Coreia do Sul e comercializado em alguns países da região. O modelo foi tão mal avaliado quanto o Chevrolet Onix e também registrou nenhuma estrela na proteção para adultos e apenas uma estrela na proteção para crianças.

“É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM e a Kia continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros. Esses resultados tão pouco convincentes deveriam servir de lição aos governos da região e estabelecer que os níveis mínimos de segurança não podem estar mais nas mãos dos fabricantes”, sentencia Furas.

Procurada pelo AUTOO, a General Motors do Brasil emitiu o seguinte comunicado que reproduzimos na íntegra:

O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.

 
 
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
 
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
 
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
 
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
Chevrolet Onix durante avaliação do Latin NCAP
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/