Paulo Guedes defende fim do IPI e uso do etanol para eletrificação da frota

Falas do ministro foram realizadas em evento do setor automotivo
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) atualmente produz o Corolla Cross, Etios e a gama Yaris

Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) atualmente produz o Corolla Cross, Etios e a gama Yaris | Imagem: Divulgação

Sempre contundente em suas falas, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a sua visão sobre alguns temas importantes envolvendo o setor automotivo. Guedes foi um dos destaques no #ABX22 – Automotive Business Experience, evento realizado em São Paulo e que contou também com os principais executivos de empresas da área.  

Crítico ferrenho do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), Guedes reforçou que tem como objetivo eliminar o tributo, o qual, nas palavras do ministro, “destrói a indústria brasileira”. 

Guedes também citou que o Brasil tem “uma oportunidade histórica de emergir como país de grandes recursos, uma potência energética, verde, ambiental e alimentar”, comentando sobre a reconfiguração do mundo após a pandemia e a guerra na Ucrânia, acontecimentos que provocaram uma profunda desorganização das cadeias produtivas. 

Etanol

Outro ponto destacado por Guedes fica para a eletrificação da frota automotiva brasileira. 

De acordo com o ministro, “ninguém vai para o carro elétrico do dia para a noite”. Para Guedes, “a forma mais fácil e barata para se alcançar a eletrificação será passando pelo etanol”. 

A fala do ministro é uma clara referência ao uso do biocombustível em automóveis híbridos nacionais, solução que chega a ser até mais eficaz do ponto de vista ambiental em relação aos automóveis elétricos quando considerado o ciclo do poço-à-roda na obtenção de energia para movimentar os veículos. 

“Esses caras vão exportar o flex para o Japão e Estados Unidos”, proferiu Guedes ao lado de Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América do Sul, e Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, dois conglomerados fortemente comprometidos em desenvolver e aprimorar automóveis híbridos capazes de aceitar etanol.

Paulo Guedes, Ministro da Economia
Paulo Guedes, Ministro da Economia
Imagem: Agência Brasil

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!