Peugeot 2008 e CLA ganham 5 estrelas em teste de segurança

Futuros nacionais, modelos receberam nota alta de crash-teste realizado pelo órgão EuroNCAP

O CLA ganhou 5 estrelas no crash-test | Imagem: Euro NCAP

Se existe hoje uma preocupação quanto à qualidade dos carros produzidos no Brasil, ao menos dois futuros modelos nacionais provaram que podem mudar essa impressão. O EuroNCAP, órgão independente de segurança viária, divulgou o resultado de mais quatro testes que realizou recentemente. Entre eles estão o Peugeot 2008 e o Mercedes-Benz CLA, o primeiro confirmado para o Brasil em 2015 e o segundo como provável companheiro de linha de produção do crossover GLA.

O conjunto de testes aplicado pelo EuroNCAP prevê quatro análises: segurança para adultos, para crianças, pedestres e assistência de segurança. No caso do primeiro, o 2008 recebeu 32 pontos, ou 88% do possível. Já o Mercedes obteve nota superior: 33 pontos ou 91% do total.

No quesito segurança para crianças, o Peugeot foi melhor que o Mercedes: 38 contra 37 pontos (77% e 75%, respectivamente). Quando o assunto é proteção dos pedestres, o CLA se sobressaiu, com 7 pontos contra 6 do modelo francês.

A segurança ativa do Mercedes-Benz também é superior ao Peugeot, com 81% contra 70% dos pontos avaliados pelo EuroNCAP. Em resumo, os dois modelos foram muito bem nos testes e ganharam as cinco estrelas, qualificação máxima do órgão.

Teste de colisão do Mercedes-Benz CLA:

SX4 e Cherokee

O EuroNCAP também avaliou outros dois veículos que aindam não são vendidos no Brasil, mas que devem chegar aqui como importados. A nova geração do Suzuki SX4 também recebeu 5 estrelas no testes, assim como o Cherokee de desenho mais arrojado. No caso do modelo japonês, trata-se da versão perua, não comercializada em nosso mercado, mas acredita-se que a versão crossover possa obter resultado parecido na avaliação.

Crash-test do jeep Cherokee: