Peugeot 208 ganha motor turbo na linha 2024; confira nossas impressões

Hatch turbinado passa a ter mais força para encarar seus principais rivais e parte de R$ 99.990
Peugeot 208 Turbo 2024

Peugeot 208 Turbo 2024 | Imagem: Carlos Guimarães

Desde que a nova geração do Peugeot 208 chegou ao Brasil, há dois anos, não  há que não tivesse sentido falta de um motor condizente com o estilo arrojado e esportivo do carro. Agora, a espera acabou, já que o hatch passa a ter três versões com o 1.0 turboflex que a Stellantis usa no Pulse, no Fastback e na Strada.

VEJA TAMBÉM:

Será o impulso que o Peugeot 208 precisava para disputar uma vaga de destaque entre os hatches compactos mais vendidos do Brasil? Essa resposta, apenas o passar do tempo dirá. O que podemos afirmar é que, se depender o acerto do conjunto, o hatch da marca francesa tem plenas condizer de brigar em pé de igualdade com Polo, Onix e companhia.

Nossas primeiras impressões ao volante do Peugeot 208 Style da linha 2024 e com motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm  de torque a meros 1.750 rpm foi em uma breve viagem entre São Paulo e Santos, passando pela histórica Rodovia Caminho do Mar. Antes de chegar lá, serperteamos pelas retas e curvas que ajudaram a mostrar do que este hatch compacto é capaz.

Além das respostas rápidas desde as primeiras marcações do contagiros, o que impressionou foi a boa calibração do câmbio CVT, inclusive ao optar por trocas sequenciais pela alavanca (para frente para reduzir e ao contrário para adiantar).

Conseguiram deixar clara a principal vantagem desse tipo de caixa, o conforto ao rodar, sem trancos. Ao mesmo tempo, deram uma pitada de esportividade que o carro precisava para extrair o máximo de rendimento do novo motor turbinado. Bom também é que capricharam tanto o isolamento acústico quanto de vibrações. De fato, pode acelerar que vai parecer que você está em um hatch de nível superior. O máximo que vai escutar é um ronco discreto dos três cilindros trabalhando ao pisar um pouco mais forte no pedal da direita. 

Peugeot 208 Turbo 2024
Peugeot 208 Turbo 2024 pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, de acordo com dados da fabricante
Imagem: Divulgação

Nas curvas, o carro transmite segurança, com menos rolagem da carroceria, o que foi reforçado pelo novo ajuste de suspensão e pelas inéditas rodas de aro 17 montadas em pneus 205/45R (Pirelli P7). Ao frear, segundo a Peugeot, também houve mudanças nas pinças de freio. Conforme a fabricante, a máxima é de 206 km/h e a aceleração de 0 a100 km/h pode ser feita em 9 segundos.

Se pisar de leve no acelerador, conforme dados do Inmetro, o Peugeot 208 com motor 1.0 turboflex é capaz de fazer 8,8 km/l de etanol na cidade e 10 km/l na estrada, números que passam para 12,5 km/l e 14,1 km/l com gasolina, respectivamente. Mas as principais novidades do Peugeot 208 turbo terminam por aí, exceto pelo discreto logo "Turbo 200" na traseira.  Houve pequenas mudanças equipamentos opcionais, como a inclusão de luz de leitura traseira.

Preços e equipamentos

Peugeot 208 Turbo 2024
Interior pode vir com sistema multimídia com tela de 10,3 polegadas e câmera de ré com visão panorâmica
Imagem: Divulgação

A fabricante também passa a oferecer novos pacotes. Um deles é o Excellence (R$ 5.000), que inclui, entre outros itens,  teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista.

Há também o pacote Mopar Pack Launch (R$ 4.330), que vem com discretos defletores de ar na frente e nas laterais do carro, ponteira de escapamento esportiva, luz interna ambiente iluminação auxiliar no banco traseiro e a projeção do logo da Peugeot no  chão ao abrir as portas. Mas um dos equipamentos mais interessantes é o chamado Visiopark 180°.

Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra.

A Peugeot sabe muito bem que a questão do pós-vendas é muito importante para que o 208 deslanche no mercado brasileiro. Hoje em dia, a marca conta com 169 concessionárias número que deve ser manter estável, pelo menos nos próximos anos,  apurou a reportagem de Autoo com o diretor de pós-vendas da Stellantis, Dercyde Gomes Júnior. Ele também nos disse que a grande maioria delas é completa, incluindo serviços de oficina e balcão de peças.

A marca também apresentou aos jornalistas que estiveram no evento de lançamento do 208 turbo  a nova plataforma Peugeot Confiance, com planos de  assistência ao cliente que incluem atendimento  humanizado via WhatsApp, 3 anos de garantia e três revisões - 10 mil, 20 mil e 30 mil km ou   36 meses - pelo preço de uma. Entre todos os benefícios inclusos, vale também destacar os serviços de assistência 24h com veículo reserva, hospedagem, reboque gratuito e outros benefícios.

Confira abaixo como ficaram os preços da linha 2024 do Peugeot 208, que continua vindo da Argentina. 

208 Like 1.0 MT:  R$ 75.990
208 Style 1.0 AT: R$ 86.990
208 Active 1.6 AT: R$ 97.990
208 Roadtrip 1.6 AT: R$ 102.990
208 Allure 200 Turbo AT:  R$ 99.990
208 Style 200 Turbo AT: R$ 109.990
208 Griffe 200 Turbo: R$ 114.990 

Peugeot 208 Turbo 2024
Novas rodas de aro 17 com pneus 205/45R ajudam a dar um aspecto mais esportivo ao 208 Style com motor 1.0 turboflex
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou
Tags