Boa notícia para os fãs da Peugeot. O 308, sucessor do hatch 307 será idêntico ao europeu, recentemente reestilizado. É o que confirmam imagens de exemplares de testes flagradas na Argentina.

Previsto para chegar ao Mercosul este ano, o 308 atrasou. Agora a expectativa é pelo lançamento no início de 2012. De acordo com o site Argentina Autoblog, o 307 deixará de ser produzido em setembro para que o 308 entre na linha de montagem em dezembro, após as modificações necessárias.

A novidade é que a Peugeot resolveu alterar a frente do modelo conforme a versão reestilizada lançada na Europa, algo pouco comum até hoje. O grande mistério é saber se o irmão sedã – o 408 – também será atualizado na mesma época. Na China, o modelo está prestes a receber um desenho frontal semelhante ao do 308 europeu. Porém, mudá-lo tão rapidamente certamente causará revolta nos clientes do veículo, que chegou ao mercado brasileiro há alguns meses.

antes
depois

Alma de 307

Embora visualmente mais atualizado e com espaço interno ampliado, o 308 é uma evolução do 307 e não um projeto totalmente novo. Motores, transmissões, suspensões e outros componentes são praticamente os mesmos, apenas com alguns melhoramentos.

Por outro lado, especula-se que a PSA (dona da Peugeot e também da Citroën) decidiu tirar de linha o motor 2.0 flex que equipa a vários modelos das duas marcas para trocá-lo pelo avançado 1.6 THP, um turbo com injeção direta desenvolvido em parceria com a BMW. Por enquanto, apenas o crossover 3008 usa o propulsor, mas até o final do ano o 408 terá uma nova versão mais equipada com esse motor.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/