Peugeot 308 e 408 terão novo visual no Salão de Buenos Aires

Linha 2016 dos médios da Peugeot trará ainda novos painel de instrumentos e central multimídia no interior

Peugeot 408 chinês deve inspirar reestilização dos modelos 308 e 408 produzidos na Argentina | Imagem: Divulgação

Marcado para acontecer entre os dias 19 e 28 de junho, o Salão de Buenos Aires, na Argentina, será palco de apresentação dos novos Peugeot 308 e 408, que ao contrário do que acontece na China e Europa (onde são oferecidas as novas gerações dos modelos), receberão mudanças pontuais no visual e no acabamento interno para se manterem atualizados e competitivos frente aos concorrentes. A informação é do portal Autoblog Argentina.

Tanto o 308 como o 408 na linha 2016 devem seguir a o visual do sedã oferecido no mercado asiático, com direito a faróis com novo formato e luzes diurnas de LED, grade redesenhada (com a marca do leão da montadora no centro), para-choques renovados e novas lanternas na traseira. Por dentro, a novidade ficará por conta de um novo painel de instrumentos e sistema multimídia mais moderno, seguindo a linha do compacto 208.

Já na mecânica, os modelos da Peugeot devem adotar uma nova transmissão manual de seis velocidades, herdada do crossover 2008. Os motores, porém, devem continuar sendo o 2.0 litros aspirado de até 151 cavalos de potência e o 1.6 turbo, que pode passar a beber etanol e gasolina, seguindo a linha do primo Citroën C4 Lounge, com potência máxima de 173 cv, ambos com câmbio automático de seis marchas. O 308 oferece ainda o 1.6 Flex Start de 122 cv, apenas com transmissão manual.

No quesito preço, o Peugeot 308 2016 e o 408 2016 devem seguir o mesmo patamar das versões oferecidas atualmente. O hatch tem valores que começam em R$ 62,3 mil, podendo chegar a R$ 80,5 mil, enquanto o sedã custa de R$ 72,4 mil a R$ 81,2 mil. 

Carreira discreta no Brasil

Ao contrário dos seus antecessores, 307 e 307 Sedan, os dois modelos da Peugeot têm carreira discreta no Brasil. O hatch 308 é o que melhor se sai, mas amarga apenas a 5ª posição no ranking de vendas. O sedã 408 é pior: ocupa a 13ª posição no segmento, só à frente de modelos chineses.