Peugeot 408 ganha nova geração no exterior

Sedã da Peugeot foi apresentado recentemente na China e pode nem chegar ao mercado brasileiro

Novo Peugeot 408 | Imagem: Auto.163

No embalo do novo 308, que inclusive está fazendo bastante sucesso no mercado europeu, a Peugeot apresentou recentemente no mercado chinês a segunda geração do sedã 408, apenas quatro anos após o lançamento da primeira versão do modelo, esta ainda com fôlego para continuar em linha em diversos países – inclusive o Brasil, que deve demorar para receber a nova geração do carro.

O visual do novo Peugeot 408 está bastante parecido com o do dois-volumes, em especial na parte dianteira da carroceria. Lá, o destaque fica por conta dos faróis de recorte moderno e filete de LEDs, que perde um pouco da agressividade ao formar conjunto com a grade, que abusa do cromado para, juntamente com outros detalhes, dar um pouco mais de classe ao sedã. As laterais trazem um marcante vinco na área das maçanetas, enquanto na traseira se sobressaem as lanternas em formato de “C”, que chega a lembrar o rival Nissan Sentra.

Por dentro, o sedã deixa um pouco de lado as semelhanças com o hatch e exibe linhas mais convencionais, em especial no painel, com destaque para a tela sensível ao toque do sistema multimídia, que inclusive elimina boa parte dos botões.

Outra importante mudança do novo Peugeot 408 foi a adoção da nova plataforma modular EMP2, que permitiu reduzir o peso final e, ao mesmo tempo, aumentar a rigidez do modelo, oferecendo mais segurança. Na gama de motores haverá o 1.6 THP de até 167 cavalos de potência, com transmissão automática, pelo menos na China.  

Concorrência interna

No Brasil, o 408 é um dos modelos menos vendidos da Peugeot e ainda sofre a concorrência interna do C4 Lounge, da Citroën. Segundo uma fonte na PSA, a holding que reúne as duas marcas, a ideia é que seja evitada uma canibalização em certos segmentos. Como a Citroën desistiu de vender o C4 hatch, a sobrevivência do sedã 408 pode ficar em xeque.