Peugeot começa a produzir e vender bicicletas na Argentina

Serão oferecidos 11 modelos no país vizinho, urbanos, mountain e infantil, com preços que chegam a R$ 3.200

A Peugeot fabrica bicicletas desde 1886 | Imagem: Divulgação

A Peugeot Argentina começou a vender no país dos "hermanos" sua linha de bicicletas como uma solução para a mobilidade urbana e uma alternativa comercial paras as vendas minguantes de seus automóveis. A gama que a marca irá oferecer consiste em 11 modelos, com preços que variam entre 2.900 e 11.700 pesos, ou o equivalente a cerca de R$ 788 e R$ 3.200.

Não é de hoje que a Peugeot é especialista em bicicletas, a história da marca com as magrelas começou há 130 anos, no ano de 1886. Em 1992, a marca cedeu os direitos de fabricação e comercialização de suas bicicletas à empresa Cycleurope, que passou a assumir o posicionamento da marca a nível internacional e agora decidiu apostar no mercado argentino, através de uma parceria com a fábrica de bicicletas local Rodados Aurora.

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As bicicletas serão fabricadas na Argentina, sob as mesmas especificações que se aplicam na França e também virão importadas da Europa. A comercialização será realizada através da rede de distribuição Aurora, a rede de concessionários Peugeot e o e-commerce "La Boutique de Peugeot", com entregas em domicílio.

A estimativa para o mercado de bicicletas no país vizinho é que encerre o ano de 2014 com vendas na casa de 1 milhão de unidades. Com uma linha que inclui modelos urbanos, mountain e para crianças, a Peugeot Argentina espera vender 7 mil bikes no primeiro ano de produção e comercialização local.

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Outro anúncio que a Peugeot fez recentemente na Argentina foi a intenção de produzir scooters no país. A marca, no entanto, ainda não confirmou se fará uma aliança com um fabricante de motocicletas local, ou se aproveitará a estrutura da PSA Argentina, com as plantas de El Palomar e Jeppener.

No Brasil

Antes mesmo de fabricarem veículos de quatro rodas no Brasil, na fábrica da PSA em Porto Real, Rio de Janeiro,  a Peugeot já havia se instalado no País para produzir bicicletas. No ano de 1977, a marca francesa escolheu a cidade de Montes Claros, Minas Gerais, para iniciar a produção da Peugeot 10, concorrente direta da Caloi 10, modelo de bicicleta que fez muito sucesso na época. A Cycles Peugeot francesa detinha 40% do negócio, que foi nomeado Almec Indústrias Mecânicas.

Em 1979 a Peugeot deixou a sociedade e em 1982, a fábrica fechou. Hoje, as antigas Peugeot 10 fabricadas no Brasil são raridade e viraram peças de colecionador. A marca não é a única montadora em investir nas magrelas, empresas como Ferrari, Lamborghini, Lexus, Audi e BMW também possuem belos (e caros!) exemplares de duas rodas.