Plataforma do novo VW Gol pode ser criada pela Skoda

Marca do grupo VW focada em custo-benefício deverá trabalhar em versão simplificada da arquitetura MQB
Projeção do designer Kleber Silva sobre a nova geração do Volkswagen Gol

Projeção do designer Kleber Silva sobre a nova geração do Volkswagen Gol | Imagem: Kleber Silva

Uma decisão bem importante também para as operações brasileiras da Volkswagen pode ser definida no meio deste ano.

A Skoda, uma das marcas do conglomerado alemã focada em veículos mais acessíveis, deverá decidir no prazo em questão se vai investir seus esforços na criação de uma nova plataforma destinada a mercados emergentes e que propiciará à marca desenvolver carros mais baratos.

A novidade nada mais é do que uma simplificação da plataforma MQB A0, hoje utilizada em modelos como o Volkswagen Polo brasileiro.

Se sair do papel, essa nova plataforma simplificada deverá resultar nos primeiros frutos por volta de 2021, aposta a mídia especializada europeia.

Uma plataforma desse tipo é fundamental para a Skoda sobretudo tendo em vista o mercado indiano. O país registra um mercado automotivo em franca expansão, com um crescimento de 8,8% nas vendas em 2017 e atingindo um volume de vendas de 3,6 milhões de unidades, o que o torna o quinto maior mercado do mundo.

Por lá, os modelos de baixo custo de Hyundai e Suzuki dominam, mas mesmo sem ter um produto tão acessível quando os subcompactos dessas marcas, as vendas da Skoda cresceram 31% no ano passado, o que animou a empresa a investir no mercado. A Renault, em grande parte graças ao sucesso do Kwid, conseguiu ultrapassar a marca de 100 mil unidades comercializadas no país, o que faz muitas concorrentes olharem com mais atenção para o peculiar mercado indiano.

A Skoda tentou realizar uma parceria com a Tata para desenvolver esse novo carro de baixo custo, porém, como notíciamos, a negociação não avançou pelo fato do grupo VW constatar que teria que a plataforma oferecida pela Tata exigiria muitos investimentos para acompanhar as evoluções em termos de propulsão e níveis de segurança. 

Se sabe até o momento que além da Skoda, a Volkswagen também utilizará a plataforma mais simples do grupo caso o desenvolvimento receba o sinal verde da cúpula da empresa.

Além de resultar em um modelo bem mais acessível na Índia, é bom acompanharmos de perto o desenrolar dessa história uma vez que a nova arquitetura também pode dar vida à próxima geração do VW Gol. Como já foi amplamente divulgado, o sucessor do hatch está nos planos da marca para o Brasil, inclusive ele deverá abraçar uma proposta bem focada com modelos destinados a mercados emergentes, conciliando bom espaço interno com preço barato, receita inaugurada por modelos como o Renault Sandero. O sucessor do Gol, esperado para o fim de 2020 ou 2021, deverá contar apenas com motorização 1.0 e não deve tirar o up! de linha.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa