Porsche desvenda o novo Cayman

Segunda geração do cupê compacto está mais leve e vem com motores mais potentes

A nova geração gasta menos e acelera mais | Imagem: Porsche

Depois de renovar os modelos 911 e Boxster, a Porsche desta vez apresenta a nova geração do Cayman, o cupê de entrada da marca. O carro é o destaque da montadora alemã no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, que abre nesta sexta-feira (30) e começa a ser vendido apenas em 2013, já como linha 2014.

O preço do novo Cayman ainda não foi divulgado, mas o modelo certamente deve manter o seu posto de “entrada” no mundo da marca. O carro é posicionado apenas acima do Boxster, cujos preços na Europa começam em € 48.200 (cerca de R$ 132.000).

As mudanças no carro começam pelo visual, que ganhou um aspecto moderno com linhas mais pronunciadas no para-choque e o caimento mais acentuado do teto até a traseira, detalhe que remete a versão mais recente do superesportivo 911. A nova “cara” do Cayman também o desvencilha do Boxster, com quem antes dividia a mesma identidade visual, se diferenciado apenas pelo teto fixo enquanto o outro possuía capota retrátil de lona.

O Cayman também avança nas partes estruturais e mecânicas. Segundo a Porsche, a nova geração é 30 kg mais leve que a primeira, que pesava 1.340 kg, e a eficiência em consumo de combustível melhorou 15%, mesmo com o aumento da cavalaria dos motores.

A primeira versão do cupê é equipada com o motor 2.7 seis cilindros boxer turbo de 275 cv – 10 cv a mais que o anterior – com opções de transmissão manual ou PDK (semi-automático com dupla embreagem), ambas de 6 marchas. Conforme números da marca, o Cayman PDK vai do 0 aos 100 km/h em até 5,4 segundos e alcança 266 km/h de velocidade máxima.

Para quem não se contenta com o primeiro modelo a Porsche oferece o Cayman S, com motor 3.4 seis cilindros boxer turbo de 275 cv – 5 cv a mais – e opção única de câmbio PDK. De acordo com a fabricante, esse modelo cumpre o sprint de 0 a 100 km/h em 4,7 s e atinge 283 km/h.

O cupê também incorpora uma nova safra de equipamentos que vem sendo aplicado dos carros mais recentes da Porsche. Ele pode ser equipado, por exemplo, com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de som de alta definição da Burmester e até Stop/Start, recurso que ajuda a poupar combustível ao desligar o motor em paradas curtas, como semáforos e situações de trânsito, e volta a ligá-lo quando o pedal do freio é aliviado – o Cayman tem consumo médio de 12,9 km/l e o Cayman S de 12,5 km/l.

A cabine do Cayman é outra parte que muda bastante na linha 2014. Todo painel e o console foram reformulados com novos materiais de acabamento e o interior também recebeu uma central multimídia com tela de LCD, algo que ainda faltava do cupê compacto da Porsche.

Segundo o importador oficial da marca no Brasil, o novo Cayman deve chegar ao mercado em meados de março de 2013. Os valores ainda serão definidos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!