Previsto para 2024: designer sugere como pode ser o facelift da VW Amarok

Picape média da marca alemã prepara-se para enfrentar a renovação da concorrência no segmento
Projeção de Kleber Silva para o facelift da VW Amarok: novidade deve estrear em 2024

Projeção de Kleber Silva para o facelift da VW Amarok: novidade deve estrear em 2024 | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

O segmento de picapes médias promete se tornar bem agitado a partir deste ano. 

Ao longo dos próximos meses, a Ford vai lançar por aqui a esperada nova geração da Ranger, que seguirá produzida na Argentina e contará com um bom pacote de evoluções, começando pela carroceria e chegando até os conjuntos mecânicos. 

Vale destacar que a Fiat também vai realizar, no segundo semestre, sua entrada na categoria de picapes médias aproveitando o projeto da Peugeot Landtrek e oferecendo um produto acima da Toro. 

Contudo, é interessante já nos anteciparmos a alguns movimentos que diferentes marcas preparam para 2024, com um deles protagonizado pela Volkswagen. 

Segundo a fabricante alemã deixou claro em maio de 2022, sua estratégia para a Amarok na região não contempla a produção local da nova geração da picape média, porém o modelo atualmente produzido na Argentina receberá um significativo “banho de loja” para se manter competitivo no segmento. 

Volkswagen Amarok 2022
Detalhe da Volkswagen Amarok atualmente comercializada no país
Imagem: Divulgação

De acordo com declarações de executivos da Volkswagen à época, a atualização visual para a Amarok já está definida e “será muito equilibrada, nem muito ou pouco agressiva”. 

Com base nesses dados, o designer Kleber Silva preparou duas ilustrações artísticas que podem antecipar o que podemos esperar para a atualização da Amarok ao longo do ano que vem. 

O perfil lateral da picape deverá ser preservado, porém a dianteira deverá receber um novo para-choque, grade frontal e conjunto óptico. 

Na parte traseira, provavelmente as evoluções ficarão por conta de novas lanternas e também um para-choque revisto. 

A cabine, por sua vez, que hoje conta com um painel e console central pedindo por atualizações, deverá contar com melhorias em especial nesses dois pontos. 

Volkswagen Amarok 2023
Acima a nova geração da Volkswagen Amarok: projeto descartado para a região da América do Sul
Imagem: Divulgação

Também é esperado que a Volkswagen incremente o pacote de tecnologia oferecido pela Amarok, em especial levando em conta que suas concorrentes diretas já oferecem bons pacotes de assistentes de condução em seus catálogos superiores. 

Tudo isso deverá realçar os pontos fortes que diferenciam a VW Amarok em sua classe, como o comportamento dinâmico superior e a vitalidade do motor V6 turbodiesel. 

Atualmente apenas a Amarok conta com tal propulsor no segmento, o que rende para a picape um nível de performance acima de seus pares. 

O plano de renovação da Amarok vai demandar investimento de US$ 250 milhões por parte da Volkswagen, o qual vai garantir a produção da picape no país vizinho por pelo menos mais uma década. 

Na parte traseira, facelift deve contemplar evoluções nas lanternas e para-choque
Na parte traseira, facelift deve contemplar evoluções discretas
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!