Primeiro ''popular'' moderno do Brasil, Corsa completa 40 anos

Modelo foi lançado no Brasil em 1994 e contou com duas gerações por aqui
Gama Opel Corsa: história de 40 anos e 6 gerações

Gama Opel Corsa: história de 40 anos e 6 gerações | Imagem: Divulgação

Modelo que ficou marcado no Brasil como o primeiro hatch compacto “popular” a oferecer um projeto bem mais sofisticado do que encontrávamos no começo dos anos 1990 por aqui, o Corsa completa 40 anos de uma vitoriosa trajetória. 

Na Europa, onde já está em sua 6ª geração desde 2019, o Opel Corsa ganhou uma merecida edição especial chamada “40 Years”. 

A novidade será limitada em 1.982 unidades, uma referência ao ano de estreia do Corsa A, como é conhecida a primeira geração do modelo. 

Entre seus elementos exclusivos, o Corsa 40 Years terá uma nova cor para a carroceria chamada "Rekord Red", uma referência à tonalidade presente no Corsa A da década de 1980. 

Opel Corsa 40 Years
Opel Corsa 40 Years
Imagem: Divulgação

A série especial também conta com teto na cor preta, emblema Opel Blitz na mesma tonalidade e a maçaneta da porta traseira apresentando o nome Corsa. 

As rodas de liga leve aro 17” são pintadas na cor preto brilhante e mesclam elementos na cor cinza. 

Por dentro, o "Corsa 40 Years" traz, nas palavras da Opel, uma “interpretação moderna do acabamento original dos bancos da primeira geração com estampas no padrão tartan”. 

Opel Corsa 40 Years
Opel Corsa 40 Years
Imagem: Divulgação

Atualmente o Opel Corsa é o carro compacto mais vendido no mercado alemão. Além disso, o Corsa-e, opção 100% elétrica do modelo, também liderou as vendas de automóveis de passeio com este tipo de propulsão na Alemanha no mês de maio.  

Aqui no Brasil, o Chevrolet Corsa fez sua estreia em fevereiro de 1994, quando já estava em sua segunda geração global (Corsa B), introduzida na Europa um ano antes. 

Opel Corsa 40 Years
Opel Corsa 40 Years
Imagem: Divulgação

Em sua versão Wind, o modelo contava com motor 1.0 de injeção monoponto, o qual entregava 50 cv. Em junho de 1994 estreava o Corsa GL 1.4, que, ao oferecer 60 cv, tinha um desempenho mais convincente.

O modelo ganhou ainda as opções de carrocerias sedã e picape, em 1995, e da opção station wagon, em 1997. 

Em 2002, chegava ao mercado a segunda geração do Chevrolet Corsa, a qual permaneceu em linha até 2012.  

A segunda geração do Opel Corsa: projeto fez sucesso em vários países incluindo o Brasil
Acima o Corsa em sua segunda geração global, a qual marcou a estreia do hatch no Brasil em 1994
Imagem: Divulgação