Projeção adianta SUV elétrico da Toyota que brigará com o VW ID.4

Novidade deverá se chamar BZ3 e trazer ao menos três opções de potência para rivalizar com o carro da marca alemã
Projeção do site russo Kolesa para o futuro Toyota BZ3

Projeção do site russo Kolesa para o futuro Toyota BZ3 | Imagem: Kolesa

A Volkswagen empreendeu uma guinada em seus negócios se voltando ao desenvolvimento de veículos elétricos com a família ID. Inclusive, o SUV ID.4 é um dos modelos que estão cotados para chegar no Brasil. Claramente, a VW não é a única apostando na apresentação de modelos pensados desde o zero para serem elétricos. A Toyota, por exemplo, deve lançar em breve o BZ3, mais um SUV movido por baterias.

De acordo com os espanhóis do site Motor.es, a novidade deverá ser apresentada já nos últimos meses do ano que vem e algumas projeções da novidade começaram a surgir da internet, inclusive adiantando a contraparte do modelo dentro da gama Subaru. O resultado é um modelo de linhas fortes e bem marcadas, com uma proposta bem orientada a um visual mais robusto. O destaque fica por conta dos faróis, extremamente afilados e que devem trazer lâmpadas de LED.

Seu porte deverá ser similar ao do atual Toyota RAV4, porém mais baixo e aerodinâmico. Com isso, o BZ3 se tornaria um dos poucos rivais de peso do VW ID.4. No entanto, a marca japonesa não deverá lançar seu produto tendo apenas o tamanho como similaridade em relação ao seu concorrente alemão.

A publicação diz que a Toyota oferecerá três níveis de potência ao BZ3, assim como o VW ID.4. A versão de entrada teria motor único frontal com 163 cv de potência, seguido por uma variante de 204 cv. A opção mais cara deverá contar com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas, totalizando 217 cv. Tudo isso vai de encontro com o que é visto no SUV elétrico da Volkswagen. 

As duas primeiras configurações do BZ3 terão cerca de 500 km de autonomia, com a versão de tração integral oferecendo um pouco menos. Nos três, o conjunto de bateria terá 75 kWh de capacidade. Fontes ligadas à Toyota, no entanto, teriam afirmado que o SUV foi projetado para viagens, priorizando o conforto, o que deixa de fora opções esportivas no futuro.

Modelo tem projeto compartilhado com a Subaru
Modelo tem projeto compartilhado com a Subaru
Imagem: Kolesa