Cotado para o Brasil, SUV elétrico ID.4 é revelado pela Volkswagen

Modelo estreia apresentando um conjunto interessante tanto do ponto de vista mecânico como de aproveitamento da cabine
Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.4 | Imagem: Divulgação

Pode parecer um pouco distante de nossa realidade, mas é interessante ficarmos de olho no inédito VW ID.4 uma vez que ele conta com grandes chances de chegar ao mercado brasileiro no médio prazo. A Volkswagen anunciou há um bom tempo que prepara uma ofensiva de modelos eletrificados para nosso mercado e, pelas características que apresenta, o ID.4 é um forte candidato a figurar entre eles. Por se tratar de um SUV, a maior altura em relação ao solo e a consequente facilidade na tropicalização do elétrico são alguns dos motivos por trás da escolha.

Construído sobre a nova plataforma do grupo Volkswagen para veículos elétricos (MEB), o ID.4 conta com 4,58 m de comprimento e, mesmo assim, é classificado como um modelo compacto pela marca de acordo com os padrões adotados põe alguns mercados. Pelo fato do conjunto mecânico demandar um espaço bem menor em um carro elétrico, a VW adianta que o SUV oferece uma cabine ampla para seus 5 ocupantes, similar ao que SUV de segmentos superiores são capazes de oferecer. A bateria principal do sistema é especialmente posicionada abaixo do carro não atrapalha o espaço para as pernas dos passageiros e também não retira espaço do porta-malas, que acomoda ótimos 543 litros de bagagens com os bancos traseiros em posição normal.

Volkswagen ID.4
Volkswagen ID.4
Imagem: Divulgação

Com um design robusto e apostando em contornos suaves, o ID.4 conta com um bom coeficiente aerodinâmico de 0,28, o que certamente vai favorecer a autonomia do modelo. Ainda na parte externa, um destaque fica por conta dos faróis com a tecnologia IQ.Light LED, que é capaz de gerar um foco de luz mais progressivo e controlado. As rodas de liga leve podem alcançar até o aro 21” dependendo da versão. 

Para movimentar todo o conjunto, a Volkswagen escalou um motor elétrico de 204 cv, que acelera o ID.4 de 0 a 100 km/h em competentes 8,5 segundos e conferem ao SUV uma velocidade máxima de 160 km/h. Apenas as rodas traseiras são motrizes no ID.4, fato que, segundo a VW, aliado com a boa altura em relação ao solo de 21 cm confere ao ID.4 uma certa desenvoltura em terrenos off-road não muito desafiadores.

Volkswagen ID.4
Volkswagen ID.4
Imagem: Divulgação

A autonomia do ID.4 ficará na casa de 520 km de acordo com o novo padrão mundial WLTP, o que já é o mesmo do que um carro a gasolina ou flex de proporções semelhantes ao ID.4 é capaz de percorrer. Com carregadores mais potentes, será possível recarregar as baterias por 30 minutos para obter um alcance na casa de 320 quilômetros. Uma tecnologia bastante promissora e que torna os modelos da linha ID. plenamente viáveis para o uso urbano ou rodoviário. 

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!