Que carros esperar no segundo semestre

Período terá uma bateria de lançamentos que promete balançar o mercado

O Etios tem o trunfo do pós-venda da Toyota | Imagem: Toyota

Se você acha que já viu muitos lançamentos no mercado de automóveis no primeiro semestre de 2012 é melhor tomar um novo fôlego. A segunda metade do ano reserva mais uma leva considerável de novos carros, alguns muito importantes e capazes de causar estragos no desempenho de produtos tradicionais e já estabelecidos na praça.

Volkswagen Gol que se cuide, pois algumas das principais novidades do período vêm exatamente em sua direção, como é o caso do Toyota Etios e também do projeto “Hyundai HB”. Grupo PSA, GM, Ford e até da JAC terão novos produtos.

Ford EcoSport e Fusion 2013

A Ford está em meio a um processo mundial de completa renovação de sua linha de automóveis, que contempla desde os modelos de entrada aos produtos de topo. O modelo mais aguardado no mercado brasileiro é a nova geração do EcoSport, que será um carro global – o mesmo carro oferecido no Brasil também será vendido na Europa e Ásia. Haverá versões com motor 1.6 e 2.0 flex, este com opção de tração 4x4. O lançamento é aguardado para julho e seu preço deve começar na faixa dos R$ 50.000.

Outro importante carro da Ford que desembarca no Brasil no segundo semestre é o novo Fusion, que também entrou para a turma dos “globais”. Com lançamento previsto para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, o sedã totalmente reformulado virá importado do México, assim como já ocorre com a geração atual. No mercado nacional, o três-volumes será oferecido nas versões com motor 2.0 ou híbrido. Os preços devem começar em R$ 85.000.

Toyota Etios

Os japoneses, enfim, abriram os olhos para os segmentos de entrada no Brasil. Seguindo o embalo da Nissan, que está se dando bem com a dupla March e Versa, a Toyota abrirá suas portas a um cliente brasileiro não tão abastado a ponto de comprar o Corolla, até então o modelo de entrada da marca no País. Vem aí o Etios, modelo com o qual a montadora espera atrapalhar as vendas da concorrência - principalmente de Gol e Palio – atraindo o consumidor com um produto honesto e resguardado por um eficiente serviço de pós-venda.

O compacto Etios será oferecido em versões hatch e sedã com opções de motores 1.3 ou 1.5, este com direito até a transmissão automática. Também já virá equipado de série com freios ABS, airbags e ar-condicionado. Já seu lançamento é aguardado para setembro e seu valor deve partir da casa dos R$ 28.000.

Hyundai HB

Até a Hyundai vai vender carros compactos no Brasil! O projeto da marca para o segmento, até agora conhecido somente como “HB”, é tão importante para a montadora que ele será fabricado em solo brasileiro, em Piracicaba (SP). A fábrica já está praticamente concluída, assim como o carro, que ainda é cercado de mistérios pela fabricante. Competitivo, o novo compacto coreano promete estabelecer novos padrões de acabamento, construção e design. Será impulsionado por motor 1.0 e 1.6 com opções de câmbio manual ou automático. O valor inicial cogitado para o veículo, ainda sem nome definido, é de R$ 30.000.

Chevrolet Ônix

Outra montadora em pleno processo de renovação no mercado brasileiro é a GM e um dos novos produtos que ela prepara para o segundo semestre é o Chevrolet Ônix, um novo compacto que ficará posicionado entre Celta e Agile. O modelo, que deve ser lançado em dezembro, usa a mesma plataforma do sedã Cobalt e seu visual apostará no estilo jovem. Por baixo do capô, entretanto, não espere nada de novo. As opções serão os conhecidos motores 1.0 e 1.4 Econoflex, que tem um dos melhores rendimentos da categoria. O veículo também deve adotar a transmissão automatizada Easytronic. Os valores devem partir de R$ 30.000.

JAC J2

Até a chinesa JAC Motors entra na rodada de novidades que podem surpreender na segunda parte de 2012. A marca já confirmou para outubro o lançamento do J2, um subcompacto para brigar abaixo de Gol, Palio, Uno e companhia. Pode dar certo pois é uma categoria pouco explorada no Brasil – alguns exemplos são Kia Picanto e Ford Ka – e a marca promete oferecer o veículo com preços competitivos, até R$ 30.000, e um potente motor 1.3 de 108 cv.

Citroën C3

No meio da agitação do segundo semestre a Citroën entrará no bolo de novidades com a nova geração do C3, que no Brasil é um “hatch Premium”. Rival de Fiat Punto e VW Polo, o modelo renovado – baseado na segunda geração do C3 europeu - deve transferir parte de sua competitividade contra os modelos mais recentes da categoria, no caso Chevrolet Sonic e o Ford New Fiesta, e também deve figurar na faixa dos R$ 40.000. Seu lançamento é aguardado para julho.

Hyundai i30

Um dos maiores competidores no ramo dos hatch médios, o Hyundai i30, vai mudar completamente. A próxima geração do modelo coreano é uma das novidades mais esperadas para o Salão de São Paulo em outubro e também para o segmento, que está em fase de renovação. Para agradar ainda mais os donos do produto atual e atrair uma nova clientela, o veículo vem com novos motores, com emissão e consumo melhorados, e equipamentos dignos de carros de luxo, como GPS integrado, faróis de LED, teto solar panorâmico e até sistema Park Assist, para auxílio em manobras de estacionamento. Ainda não há informações sobre seu preço.

Renault Clio 2013

Enquanto o Renault Clio europeu parte para a quarta geração, o compacto à venda no Brasil, um modelo derivado da segunda geração, de 1998, partirá este ano para seu quarto facelift. A renovação da vez, todavia, promete ser mais incisiva a ponto de realmente transformar a cara e o aspecto do veículo. Motorização e equipamentos, porém, devem mudar pouco. Seu lançamento, embora a marca não confirme, deve ocorrer durante o Salão de São Paulo, em outubro, e seus preços não devem sofrer grandes alterações.

Volkswagen Gol e Voyage 2013

A cartada da VW para o segundo semestre será a primeira renovação das linhas Gol e Voyage, que já amargam quase cinco anos sem novidades significativas. Um facelift deixará os modelos parecidos com o Fox, que por sua vez segue a identidade estética padrão da montadora no mundo. Além disso, os carros devem receber novos detalhes de acabamento, com materiais de melhor qualidade, e a nova versão duas portas é candidata a substituir o veterano Gol G4. Os modelos com a nova face devem estrear em agosto.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise