Quer comprar o primeiro carro do mundo? Pelo menos a réplica você consegue...

Divisão de clássicos da Mercedes-Benz vai comercializar uma réplica fiel ao original de Carl Benz
Benz Patent-Motorwagen, veículo considerado o primeiro carro do mundo

Benz Patent-Motorwagen, veículo considerado o primeiro carro do mundo | Imagem: Divulgação

Modelo de valor histórico inquestionável, o Benz Patent-Motorwagen dispensa provar o seu valor ao figurar como o modelo que inaugurou a história do automóvel como o conhecemos hoje.

Claro que, como você pode ver pela fotos, ele é bem mais simples do que encontramos hoje nas ruas e avenidas, mas a ideia original lançada por Karl Benz é que serviu de base para construir toda a indústria automotiva como a conhecemos hoje.

Com três rodas, um esquema mais do que básico para direcionar a roda dianteira e utilizando um motor monocilíndrico com 954 cm³ de apenas 1 hp a 400 rpm (que foi considerado moderno para a época...), o Benz Patent-Motorwagen ganhou vida em 1885, ano em que era comercializado por 600 marcos imperiais alemães, hoje em dia o equivalente a US$ 4.000 ou cerca de R$ 15.500.

Em uma evolução do projeto, algumas unidades posteriores do Patent-Motorwagen ganharam motor com 2,5 hp, potência que levava o pai de todos os carros a uma velocidade máxima de 16 km/h...

Certamente alguns fãs de automóveis gostariam ao menos de dar uma voltinha nessa raridade, mas o time da Mercedes-Benz Classic, equipe da marca especialista em carros clássicos da marca, resolveu ir um pouco além.

O braço da empresa alemã vai comercializar por meio da empresa All Time Stars uma das réplicas do Benz Patent-Motorwagen que a Mercedes-Benz criou ao longo dos anos para exibições públicas e museus.

A unidade em questão foi produzida em 2002 e a empresa informa apenas que ela está pouco rodada e mantém as características do centenário modelo. Nenhum preço da réplica foi divulgado, algo que certamente só será revelado a alguns poucos interessados, uma vez que valorar um produto assim certamente é uma tarefa intrincada.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!