Não podemos generalizar dizendo que todos querem um SUV compacto na garagem de casa, mas é inegável que hoje a categoria figura nos sonhos de muita gente.

Para quem é mais pragmático na hora de escolher seu próximo carro e gosta de estabelecer um valor financeiro máximo para a compra, saiba que hoje em dia várias montadoras oferecem alternativas bem interessantes entre os SUVs compactos pensando no custo-benefício.

Um bom exemplo é o Nissan Kicks em sua configuração S CVT. Ele é tabelado em R$ 85.990 e traz um pacote de itens de série bem convincente a partir da linha 2020. O modelo chega ao mercado, por exemplo, com central multimídia com suporte aos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, os importantes controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, piloto automático, entre outros.

O Nissan Kicks destaca-se pela mecânica eficiente proporcionada pelo motor 1.6 16V e o câmbio automático CVT, que entrega nível de desempenho semelhante aos concorrentes diretos com a vantagem do consumo baixo, que pode ficar em torno de 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, ambos com gasolina, de acordo com os dados oficiais.

Outro SUV compacto que chegou com um custo-benefício bem agressivo em sua linha 2020 foi o Peugeot 2008. Na versão Allure, hoje tabelada em competitivos R$ 69.990, o SUV conta com central multimídia e airbags laterais, mas fica devendo os controles de tração e estabilidade. O Peugeot 2008 pode ser uma opção para quem não precisa de muito espaço interno ou um porta-malas grande, já que nesses dois aspectos ele fica um pouco atrás do Nissan Kicks. Quem pode gastar um pouco mais ainda tem como opção o 2008 Allure Pack, que custa R$ 79.990 e acrescenta faróis de neblina, volante com revestimento de couro, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16” com acabamento diamantado e alarme perimétrico. Se a ideia é economizar, só vale a pena gastar mais na segunda versão caso você realmente não abra mão desses itens.

Ainda na linha das opções com custo-benefício mais agressivo, o Ford EcoSport SE 1.5 automático (R$ 82.890) é outro produto interessante. Encontramos nele um bom motor 1.5 com 3 cilindros, central multimídia, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 15”, entre outros itens. O EcoSport não tem o projeto mais moderno entre os SUVs compactos, portanto sua cabine não é das maiores, bem como isso também é válido para o porta-malas, porém o preço do SUV compacto da Ford não deixa de ser interessante.

Com um valor parecido com o Nissan Kicks S CVT, o Hyundai Creta Smart 2020 de R$ 86.490 é a alternativa com foco no custo-benefício para quem deseja o modelo sul-coreano. O Creta Smart conta com os controles de tração e estabilidade, mas fica devendo a central multimídia, um recurso de conectividade importante para muitos consumidores. Logo, o Nissan Kicks S CVT ainda mostra-se uma opção mais equilibrada para quem não deseja ir além dos R$ 90.000 na compra do seu próximo (ou primeiro) SUV.

Pensando no cliente mais racional, vale a pena lembrar que na mudança para a linha 2019, a Jeep promoveu um grande desconto, no caso R$ 8.000 à época, para a versão Sport 1.8 flex automática do Renegade. Hoje ela é tabelada em exatos R$ 85.990 e tem diferenciais como as rodas de liga leve aro 17” e câmera de ré de série. Ele também conta com os controles de tração e estabilidade. O Renegade Sport flex com a caixa de marchas automática só não é mais interessante por ficar devendo uma central multimídia completa (com espelhamento de smarphones). Além disso, o elevado consumo e o desempenho aquém do esperado é algo que depõe contra um projeto moderno e interessante como é o caso.

Por fim, para quem deseja uma opção ainda recém-chegada às lojas gastando pouco pode ter no Citroën C4 Cactus uma boa escolha. Entre as versões que buscam fisgar os clientes pelo bolso, a Feel 1.6 automática traz um pacote muito bom. Custando R$ 81.990, ela oferta um pacote de itens de série semelhante ao Peugeot 2008 Allure, mas com a vantagem de incluir também os controles de tração e estabilidade. O C4 Cactus Feel 1.6 automático ainda sai de fábrica com rodas de liga leve aro aro 17”, central multimídia com câmera de ré, regulador e limitador de velocidade, alarme, entre outros recursos.

Claro que muitos dos SUVs citados aqui ainda contam com opções de câmbio manual, o que reduz ainda mais os valores, porém hoje a transmissão automática é que concentra grande parte da demanda por SUVs compactos. Foi por essa razão que resolvemos centrar nossa análise nos modelos e configurações com esse tipo de câmbio. Em resumo, Nissan Kicks S CVT e Citroën C4 Cactus Feel 1.6 automático despontam, hoje, como as opções mais competentes para quem quer gastar pouco em seu próximo SUV, mas não abre mão de um pacote com os equipamentos mais desejados em termos de segurança e conectividade. 

 
 
Citroën C4 Cactus 2019
 
Citroën C4 Cactus 2019
Citroën C4 Cactus 2019
Jeep Renegade 2019
 
Jeep Renegade 2019
Jeep Renegade 2019
Peugeot 2008 2020
 
Peugeot 2008 2020
Peugeot 2008 2020
Nissan Kicks 2020
 
Nissan Kicks 2020
Nissan Kicks 2020
Ford EcoSport 100 Anos
 
Ford EcoSport 100 Anos
Ford EcoSport 100 Anos
Hyundai Creta 2020
 
Hyundai Creta 2020
Hyundai Creta 2020
Montagem com os SUVs compactos automáticos bons de custo-benefício
 
Montagem com os SUVs compactos automáticos bons de custo-benefício
Montagem com os SUVs compactos automáticos bons de custo-benefício
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |