O câmbio automático há muito tempo deixou de ser um luxo restrito a carros mais caros e hoje já figura como um dos itens mais desejados na lista de quem está pesquisando o próximo automóvel para estacionar na garagem.

Se a partir do segmento de médio porte e entre os SUVs compactos a caixa automática já impera, mesmo em modelos mais acessíveis como os hatches pequenos a participação do câmbio automático é cada vez maior. O trânsito carregado dos grandes centros urbanos e o alívio que o câmbio automático proporciona ao livrá-lo (a) do pedal da embreagem passou a se tornar algo cada vez mais valorizado pelos consumidores.

É inegável que as transmissões automatizadas, que despontaram no mercado com as antigas versões Easytronic na gama Chevrolet e Dualogic na Fiat, serviram como uma espécie de ponte entre as caixas manuais e as automáticas, seja em termos técnicos bem como e de custo para o cliente final. Coube a elas o papel de proporcionar para muita gente a sensação inicial de dizer adeus ao pedal da embreagem.

Como uma evolução natural, muita gente resolveu subir de nível nesse quesito e abraçar de vez os carros automáticos, com caixas mais sofisticadas e sem os “soluços” dos câmbios automatizados.

Hoje no mercado você encontra opções interessantes e acessíveis para quem não quer abrir mão do conforto extra. O Toyota Etios, por exemplo, abre as portas para muitos interessados em um hatch automático com sua versão 1.3 X tabelada em R$ 52.390.

Mas se a ideia é gastar pouco na aquisição de um carro automático, vale a pena você levar em consideração também o Citroën C3.

O que começou com uma promoção, hoje em dia virou o preço tabelado para uma das versões mais cativantes do hatch. Tabelada em R$ 55.990, a configuração Attraction 2018 reúne a nova transmissão automática de 6 marchas que o C3 recebeu no ano passado aliado a um bom conjunto de equipamentos de série.

O C3 Attraction automático 2018 sai de fábrica até mesmo com ar-condicionado automático digital e central multimídia, além da direção com assistência elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, vidros elétricos nas 4 portas, dentre outros itens.

Esse é um pacote bem competitivo e que o próprio Toyota Etios X automático não chega perto de oferecer e sequer modelos com valores próximos aos do C3 Attraction, como o Chevrolet Onix LT automático, dentre outros.

Claro que vale a ressalva, já que o Citroën C3 está longe de ser um dos modelos mais modernos do segmento, como sua central multimídia não muito avançada deixa transparecer, mas ainda conta com pontos positivos. A própria transmissão automática de 6 marchas fez muito bem ao hatch. Seu motor 1.6 16V está na média do segmento, porém acabava com parte de seu brilho ofuscado pelo antigo câmbio automático com apenas 4 marchas usado até a linha 2017 do C3.

A caixa automática de 6 marchas, fornecida pela japonesa Aisin, tornou o C3 Attraction 2018 um carro bem agradável de ser conduzido. Também pesa a favor os dois modos de condução que o câmbio oferece, no caso as funções Eco e Sport, que são acionadas por meio de botões na base da alavanca de câmbio. Elas conferem ao câmbio uma mudança de caráter bem efetiva, com o modo esportivo “esticando” as marchas em busca de maior potência, enquanto a função econômica adota uma postura completamente oposta, adiantando as trocas e deixando o motor trabalhar sempre nas rotações mais baixas possíveis.

O excelente trabalho de calibração da Citroën para a nova caixa automática aplicada no C3 mostrou-se tão bem acertado que você dificilmente vai achar necessário optar por um dos dois modos, bastando apenas deslocar a alavanca para a posição Drive e desfrutar do bom trabalho que a transmissão por si só executa.

As respostas ao volante do C3 2018 com a caixa de 6 marchas são bem convincentes, com ótimas acelerações e retomadas no uso urbano. Mesmo na estrada, os 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque produzidos pelo motor 1.6 mostram-se adequados para a proposta do C3.

Ponto positivo vai para o consumo. Durante nossa avaliação, o Citroën C3 2018 registrou médias de 10,5 a 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, apenas com gasolina, alternando períodos com o ar-condicionado ligado ou desligado e conduzindo o hatch de maneira normal. Com isso, também merece elogios o trabalho da Citroën em revisar o motor 1.6 16V, que de fato mostrou-se com um consumo bem coerente dentro da categoria.

Claro que olhando para o mercado hoje em dia você encontra hatches compactos com uma cabine mais espaçosa que o C3 e um interior mais moderno, porém, se considerarmos que para adquirir um Volkswagen Polo Comfortline você precisa gastar cerca de R$ 10.000 a mais em relação ao Citroën, o preço do C3 Attraction torna-se bem interessante se o seu foco é o melhor custo-benefício na procura por um carro automático.

Na mesma medida, só vale a pena você considerar o C3 Attraction se a ideia é economizar na compra de seu hatch automático. Com o orçamento mais folgado ou se você preza por alta eficiência, um projeto que entrega o melhor em segurança e custos de reparabilidade e manutenção, além de bom desempenho, aí sim é mais recomendável partir para o Polo. Investir mais de R$ 65.000 em um C3 Exclusive, por exemplo, é algo que hoje em dia não se justifica, sendo que o Citroën, em sua versão Attraction, se tornou uma ótima opção entre os carros automáticos mais baratos do mercado. 

 
 
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
Citroën C3 2018
Citroën C3 2018
 
 

Ficha técnica

Citroën C3 2018 Attraction 1.6 16V flex automático 4p
Preço R$ 53.990 (08/2017)
Categoria Hatch compacto
Vendas acumuladas neste ano 809 unidades
Motor 4 cilindros, 1587 cm³
Potência 115 cv a 5750 rpm (gasolina)
Torque 16,1 kgfm a 4000 rpm
Dimensões Comprimento 3,944 m, largura 1,708 m, altura 1,521 m, entreeixos 2,46 m
Peso em ordem de marcha 1182 kg
Tanque de combustível 55 litros
Porta-malas 300 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/