Um carro lançado em 2008 e que até então não mudou em nada já pode ser considerado defasado a essa altura do campeonato. É o caso do Koleos, o primeiro crossover desenvolvido pela Renault com ajuda da coreana Samsung, que também colaborou no desenvolvimento do Fluence. Na linha 2012, que chega à Europa no segundo semestre deste ano, o carro exibe novo visual, alinhado as tendências mais recentes vistas nos carros da marca francesa.

Visto de frente, o Koleos apresenta nova grade, para-choque e faróis, que ficaram menores. A traseira, por outro lado, não muda, exceto pela alteração na intensidade das cores das lanternas. Outra mudança do carro é o suporte inferior que salta do porta-malas para a melhor acomodação de bagagens no compartimento. Na cabine, as novidades são o novo painel de instrumentos e o acabamento do console central.

Renault Koleos
Divulgação

Koleos ainda está longe no mercado brasileiro, mas é vendido na Argentina e Chile

O Koleos é oferecido com motores a gasolina e diesel com opções de tração 4x2 ou 4x4 e custa cerca de R$ 57.000 na Argentina, onde é vendido desde 2009. Apesar da ebulição do segmento no mercado nacional, a Renault não tem planos de vender o veículo no Brasil. O novo crossover francês tem lançamento aguardado para setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.

Thiago Vinholes

|