Renault Duster vai correr o Rally Dakar

Modelo preparado para competição tem motor V6 de 306 cv e suspensão reforçada

Renault Duster de rali | Imagem: Renault

Se até um Smart Fortwo vai correr o Rally Dakar porque um Renault Duster deveria ficar de fora? O jipinho da marca francesa está confirmado no maior rali do mundo, que começa no próximo dia 5 de janeiro e segue levantando poeira até o dia 15. A competição, que na próxima edição percorrerá mais de 8.000 km, vai começar em Lima, no Peru, cruza a Argentina e, por fim, termina em Santiago, no Chile.

O modelo foi preparado pela Renault Argentina e a condução no rali será função do piloto Emiliano Spatano e o navegador Benjamin Losada, ambos argentinos.

Para suportar o “tranco” do Dakar, o Duster foi totalmente reforçado. A suspensão possui braços oscilantes bem maiores que os do modelo original e os ângulos de entrada e rampa foram significativamente ampliados para o carro pode circular com maior desenvoltura por entre dunas, buracos e trechos íngremes. O carro ainda possui uma estrutura tubular no interior que reforça o chassi contra torções e protege os ocupantes.

E para não fazer feio no rali o Duster preparado pelos argentinos ganhou um motor 3.0 V6 a gasolina de 306 cv e 45 kgfm de torque máximo acoplado ao cambio sequencial de 6 marchas. O objetivo da equipe, porém, não é vencer o rali, mas ao menos terminá-lo, seja com o carro inteiro ou não. Será que ele aguenta?

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas