''Renault Niva''? Marca francesa cogita um SUV inspirado no tradicional 4x4

E onde mais se não na Rússia? Planos da Aliança Renault-Nissan e a parceira AvtoVAZ apontam para um inédito SUV robusto
Renault

Renault | Imagem: Divulgação

Para os fãs do robusto Lada Niva, o sonho ainda não acabou. Produzido praticamente na mesma maneira há décadas, o modelo russo ganhou mais uma atualização no fim do ano passado. No entanto, o valente fora-de-estrada pode servir de inspiração para a Renault criar um novo utilitário esportivo.

O site russo Kolesa relatou os planos da AvtoVAZ, responsável pela marca Lada naquele país, de 2021 até 2028, incluindo o desdobramento dos acordos entre a empresa russa e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi por lá. O intuito seria definir as cooperações entre as fábricas de todas as marcas na Rússia, incluindo ainda a Dacia e a Datsun.

Se a confusão de tantas marcas por lá já não fosse o suficiente, com vários modelos da Renault e da Dacia saindo de linhas de montagem da Lada e vice-versa, a publicação afirmou que a marca de origem francesa estaria de olho em ofertar um novo utilitário esportivo de aparência robusta e inspirado pelo clássico Lada Niva.

Para tal empreitada, os franceses estariam pensando em utilizar a plataforma B0 da Renault-Nissan e já usada pelo Duster, além dos Lada X-RAY e Largus. No entanto, o novo SUV não terá nada em comum com o modelo original, apostando em soluções mecânicas mais robustas e originais para dar à B0 maiores capacidades no fora-de-estrada. Ainda não há uma data para que essa novidade apareça de fato, mas, como os planos vão até 2028, é possível que esse “Renault Niva” faça sua estreia nos próximos anos.

Lada Niva 2018
Lada Niva 2018
Imagem: Divulgação