Renault Oroch Iconic 1.6: picape para comprar com a calculadora nas mãos

Picape tem na versão top de linha com câmbio manual o bom custo-benefício para quem não liga para o visual
Renault Oroch 2025

Renault Oroch 2025 | Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Comprar uma picape nem sempre é uma decisão emocional. Quem procura um utilitário, em geral, mede suas necessidades de transporte de carga, de passageiro e quanto vai pagar por ele. E se fizer as contas na ponta do lápis, elas vão poder levar o comprador à Renault Oroch na nova versão Iconic 1.6 com câmbio manual.

VEJA TAMBÉM:

“Ah, mas esse visual ultrapassado não me agrada”, pode dizer, mas ao conviver alguns dias com a picape pode fazer com que isso seja apenas detalhes, a começar pelo preço. A Oroch Iconic custa R$ 131.150 e traz o pacote completo de equipamentos, como ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, rodas de liga leve de 16 polegadas, controlador de velocidade, central multimídia de 8 polegadas com conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré.

Sua principal rival, a Chevrolet Montana, parte de R$ 130.290. Neste caso estamos falando da versão básica, que tem ar manual, vem sem capota marítima e as rodas são de aço com calotas. Mas tem seis airbags, enquanto a Oroch tem somente os dois frontais obrigatórios por lei.

Renault Oroch Iconic
Renault Oroch Iconic vem com lanternas fumês e refletores nos para-choques entre os destaques
Imagem: Divulgação

Podemos citar a Fiat Strada na versão Volcano, que traz o motor 1.3 com câmbio CVT e custa R$ 127.990, mas se trata de uma picape menor e menos potente.

A convivência com a Oroch, no entanto, é agradável. É uma picape compacta, então é claro que o prazer ao dirigir não é o ponto forte. Ela é confortável e o motor 1.6 de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque dá conta de andar na cidade e na estrada. Segundo a Renault, são necessários 11,8 s para ir de 0 a 100 km/h.

Renault Oroch Iconic
Renault Oroch Iconic com câmbio manual de seis marchas proporciona boa agilidade
Imagem: Divulgação

Caso o motorista queira mais desempenho e, de quebra, levar um câmbio automático, tem a opção da versão Outsider 1.3 turbo com 170 cv por R$ 155.750. Cara demais para o porte.

Mas a 1.6 vai bem e o câmbio manual de seis marchas ajuda o motorista a tirar um desempenho razoável e até um consumo acima do fornecido pelo Inmetro. Os números oficiais falam em 7,4 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade e 8 km/l e 11,6 km/l respectivamente na estrada, mas com quatro pessoas e bagagem em rodovia chegou a médias acima dos 12 km/l.

Renault Oroch Iconic
Renault Oroch Iconic tem espaço para cinco ocupantes, mas sem entrada USB atrás
Imagem: Divulgação

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Há ainda essa praticidade. Ela tem Com 4,72 metros de comprimento e 2,83 m de distância entre-eixos, garantindo um bom espaço no banco traseiro. É verdade que não é o lugar mais confortável do mundo, ainda mais com o encosto bem vertical, mas espaço não falta.

E a caçamba ainda serve como uma picape deve ser usada. São 650 kg de capacidade de carga em um volume de 683 litros. 

Renault Oroch Iconic
Renault Oroch Iconic tem revestimento exclusivo dos bancos nesta versão Iconic
Imagem: Divulgação

Veredicto

Se você não liga por ser um modelo já datado, baseado na geração anterior do Duster, com um visual já cansadinho, tudo bem, a Oroch é pra você. Uma boa e eficiente picape para levar pessoas com conforto —embora valha ressaltar a falta de equipamentos de segurança— e ainda ter espaço e capacidade para carga em sua caçamba.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise