Renault pode ter vendido fabricante da Lada para montadora chinesa

Segundo imprensa russa, conglomerado francês abriu mão de sua participação na AvtoVaz
Lada Niva Bronto

Lada Niva Bronto | Imagem: Divulgação

A Renault anunciou recentemente a paralisação de suas atividades na Rússia e que estava estudando a situação da Avtovaz, montadora russa responsável pelos carros da Lada e que integra o conglomerado francês.

Na última segunda-feira, contudo, alguns sites e agências de notícias russos, entre elas a TASS, reportaram que o futuro da companhia dona da Lada pode ter sido definido.

De acordo com os veículos de imprensa, a informação extraoficial é de que o controle acionário dos franceses na Avtovaz será diluído entre um grupo automotivo chinês e o governo russo

Atualmente, o Grupo Renault detém 67,6% das ações da Avtovaz, enquanto a estatal Rostec é a dona do restante da companhia.

Nenhuma informação foi confirmada até o momento pela Renault. Dessa forma, não é possível dizer qual seria essa suposta fabricante chinesa compradora da Avtovaz e nem se o Grupo Renault ainda manteria uma participação, mesmo que mínima, na empresa.

Outra informação que não foi dada por nenhuma das partes é sobre o futuro da fábrica da Renault em Moscou. Por ora, as atividades estão suspensas por conta as sanções impostas pelos países ocidentais à Rússia após a deflagração do conflito com a Ucrânia. 

Receita em queda

Paralelamente a todo esse impasse, o Grupo Renault divulgou na última sexta-feira (22) um balanço sobre a receita da Avtovaz e da subsidiária russa da Renault no primeiro trimestre de 2022.

De acordo com o documento, o resultado apontou para uma retração de 15,7% em relação ao mesmo período de 2021, com receita de quase 900 milhões de euros, sendo 527 milhões da Avtovaz e 367 milhões da Renault Rússia. 

Parte da gama atual da Lada
Parte da gama atual da Lada
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções