Rival da VW para Ford Maverick e Fiat Toro vira dúvida nos EUA

Para executivo, modelo como a VW Tarok só faria sentido com propulsão elétrica
Volkswagen Tarok 2020

Volkswagen Tarok 2020 | Imagem: Divulgação

Informação interessante foi apurada pelo Automotive News e que envolve um projeto até então muito aguardado por nós aqui no Brasil. 

Durante entrevista ao veículo, o vice-presidente de vendas e marketing da VW na América do Norte, Duncas Movassaghi, revelou que a fabricante alemã não tem nos planos investir em uma rival direta para modelos como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Fiat Toro

Vale lembrar que a Volkswagen, ao que tudo indica, contava com a ideia de uma picape compacta-média em estágio avançado, uma vez que revelou o conceito Tarok em 2018 no Salão de São Paulo. 

O estudo em questão contava com soluções muito interessante, como a abertura entre a cabine e a caçamba, algo interessante para o transporte de objetos maiores. O tamanho da Tarok claramente a aproximava de modelos como a Toro e a recém-lançada Ford Maverick. 

Porém, de acordo com Movassaghi, não faz mais sentido para a Volkswagen, ao menos na América do Norte, investir em um modelo de nicho, como é o caso das picapes em questão, ainda com motor térmico. 

Nossa prioridade dentro da Volkswagen é manter nossa atual linha de veículos a combustão competitiva. Investir em um modelo de nicho, como seria o caso de uma picape compacta, não faria sentido para nós. Mas, na medida em que migramos nosso portfólio para modelos elétricos, uma picape desse porte com este tipo de propulsão certamente seria algo a ser considerado”, revelou o executivo. 

Mantida para o Brasil e região? 

Se a divisão norte-americana da Volkswagen descarta uma Tarok a combustão, aqui na América do Sul a picape pode sim sair do papel. Tudo isso dependenderá, entretanto, de novos investimentos da fabricante por aqui. 

De acordo com informações que circulam nos bastidores, a possibilidade é que a Volkswagen produza a Tarok na Argentina ao lado do Taos, uma vez que os dois modelos devem compartilhar a mesma configuração da plataforma MQB e produção da Amarok pode chegar ao fim por ali quando a nova geração da picape média for revelada. 

Como a eletrificação das marcas será um processo que vai levar mais tempo por aqui, ainda faz sentido a Volkswagen apostar em um segmento muito promissor como é o caso da picapes compactas-médias, tendo como referência a excelente aceitação da Fiat Toro em nosso mercado. 

Segundo o colunista Fernando Calmon apurou no fim de 2019, a previsão é que a Tarok poderá ser lançada no Brasil em 2022, mesmo ano em que a Ford Maverick deverá ser lançada por aqui. Levando em consideração a fala do executivo da VW nos EUA, será que uma opção 100% elétrica da novidade poderia ser desenvolvida em paralelo às versões tradicionais para abastecer os mercados da América do Norte? Vamos acompanhar de perto! 

Volkswagen Tarok 2020
Volkswagen Tarok 2020
Imagem: Divulgação