Rival de JAC e CAOA Chery: SUVs da Great Wall bons para o Brasil

Por meio da marca Haval, chinesa tem um amplo portfólio de utilitários esportivos
Haval Jolion

Haval Jolion | Imagem: Divulgação

Sem dúvida o assunto que movimentou o cenário automotivo nesta segunda-feira é a negociação da chinesa Great Wall Motors (GWM) para adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

A iniciativa, que ainda carece de um anúncio oficial das duas fabricantes, sem dúvida é algo animador para o Brasil, não só pelos investimentos que poderá trazer ao país, bem como o aumento da concorrência, algo que é sempre salutar.

De acordo com as apurações preliminares, o Grupo GWM cogita utilizar a planta de Iracemápolis para a produção de veículos de passeio, o que nos permite ter uma boa ideia do que o conglomerado chinês deverá produzir na unidade paulista.

Do total de quatro marcas que integram o portfólio do Grupo GWM, tudo leva a crer que vale a pena ficar de olho na Haval, que é classificada como uma empresa “especializada em SUVs”, além da própria Great Wall Pickup, que investe em picapes e utilitários.

O Grupo Great Wall Motors também é composto pelas marcas Ora e Wey, contudo a primeira tem apenas carros elétricos, segmento que ainda engatinha por aqui, enquanto a segunda tem apelo premium e é centrada no mercado chinês.

Com isso, é interessante nos inteirarmos de alguns SUVs mais modernos que integram o portfólio da Haval, com destaque para os produtos que poderiam ser competitivos por aqui.

Haval Jolion 

SUV revelado em 2020 no Salão de Pequim, o Jolion tem porte semelhante a SUVs médios como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

As especificações apontam para 4,47 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,61 m de altura. Com entre-eixos de 2,70 m, o SUV sinaliza contar com uma cabine confortável para 5 passageiros.

Oferecido somente com tração dianteira, o Haval Jolion conta com motor 1.5 turbo de 149 cv e oferece a opção de câmbio com dupla embreagem e 7 marchas.

O Jolion é um modelo que reúne características, como o porte mais destacado e uma cabine espaçosa, que estão sendo cada vez mais demandadas pelo público brasileiro. O sucesso comercial de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, ambos com porte superior aos SUVs compactos, comprova esse ponto.

Logo, a Great Wall teria uma excelente opção pronta para nacionalizar. 

Haval H6 

O Haval H6 está em sua terceira geração e inclusive já circula pelo Chile. O SUV em questão é um dos modelos de apelo global da marca.

Destaque do Haval H6 fica por conta do tamanho. O SUV é ainda maior do que o Jolion e conta com 4,65 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,73 m, o que favorece consideravelmente o espaço interno.

O H6 também se posiciona como um modelo mais sofisticado dentro da gama, oferecendo assistentes de condução avançados entre eles o alerta de colisão com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, entre outros.

O modelo recebe ainda central multimídia com tela de 10,25”. 

Tecnicamente, o Haval H6 também se sobressai ao Jolion pela opção de tração integral e a oferta dos motores 2.0 turbo com injeção direta e 1.5 híbrido.

Haval F7x 

Apesar das dimensões próximas ao H6, o Haval F7x (4,62 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos) tem como diferencial o estilo SUV-cupê e a proposta mais dinâmica.

Para se manter coerente com o apelo esportivo, o Haval F7x oferece como opções os motores 1.5 e 2.0, ambos com turbo e injeção direta, trabalhando com a caixa de dupla embreagem e 7 marchas.

No caso do motor de maior deslocamento, a potência alcança 165 cv e o torque é de saudáveis 39,2 kgfm a 1.800 rpm.

Por conta do estilo diferenciado, certamente o Haval F7x seria uma aposta interessante. 

Haval H9

Como foi possível notar, a gama mais recente de SUVs da Great Wall contempla modelos de maior porte.

Com isso, merece destaque um dos SUVs topo de linha da fabricante, no caso o Haval H9.

O modelo tem forte apelo off-road e se não economiza no tamanho. Ao todo são 4,85 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,90 m de altura. O entre-eixos é de 2,80 m e um diferencial importante do H9 reside no fato dele transportar até 7 pessoas. 

Sob o capô o H9 traz motor 2.0 turbo com injeção direta e câmbio automático de 8 marchas da ZF. Tração 4x4 é um item de série no modelo.

Além da construção mais sofisticada, com suspensão independente nas quatro rodas, ele também traz pacote avançado de assistentes de condução.

Considerando a boa aceitação que o CAOA Chery Tiggo 8 obtém no Brasil, o Haval H9 é um modelo a ser considerado uma opção interessante para o Brasil. 

Haval H9
Haval H9
Imagem: Divulgação