Rival de JAC e CAOA Chery: SUVs da Great Wall bons para o Brasil

Por meio da marca Haval, chinesa tem um amplo portfólio de utilitários esportivos
Haval Jolion

Haval Jolion | Imagem: Divulgação

Sem dúvida o assunto que movimentou o cenário automotivo nesta segunda-feira é a negociação da chinesa Great Wall Motors (GWM) para adquirir a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

A iniciativa, que ainda carece de um anúncio oficial das duas fabricantes, sem dúvida é algo animador para o Brasil, não só pelos investimentos que poderá trazer ao país, bem como o aumento da concorrência, algo que é sempre salutar.

De acordo com as apurações preliminares, o Grupo GWM cogita utilizar a planta de Iracemápolis para a produção de veículos de passeio, o que nos permite ter uma boa ideia do que o conglomerado chinês deverá produzir na unidade paulista.

Do total de quatro marcas que integram o portfólio do Grupo GWM, tudo leva a crer que vale a pena ficar de olho na Haval, que é classificada como uma empresa “especializada em SUVs”, além da própria Great Wall Pickup, que investe em picapes e utilitários.

O Grupo Great Wall Motors também é composto pelas marcas Ora e Wey, contudo a primeira tem apenas carros elétricos, segmento que ainda engatinha por aqui, enquanto a segunda tem apelo premium e é centrada no mercado chinês.

Com isso, é interessante nos inteirarmos de alguns SUVs mais modernos que integram o portfólio da Haval, com destaque para os produtos que poderiam ser competitivos por aqui.

Haval Jolion 

SUV revelado em 2020 no Salão de Pequim, o Jolion tem porte semelhante a SUVs médios como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

As especificações apontam para 4,47 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,61 m de altura. Com entre-eixos de 2,70 m, o SUV sinaliza contar com uma cabine confortável para 5 passageiros.

Oferecido somente com tração dianteira, o Haval Jolion conta com motor 1.5 turbo de 149 cv e oferece a opção de câmbio com dupla embreagem e 7 marchas.

O Jolion é um modelo que reúne características, como o porte mais destacado e uma cabine espaçosa, que estão sendo cada vez mais demandadas pelo público brasileiro. O sucesso comercial de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, ambos com porte superior aos SUVs compactos, comprova esse ponto.

Logo, a Great Wall teria uma excelente opção pronta para nacionalizar. 

Haval H6 

O Haval H6 está em sua terceira geração e inclusive já circula pelo Chile. O SUV em questão é um dos modelos de apelo global da marca.

Destaque do Haval H6 fica por conta do tamanho. O SUV é ainda maior do que o Jolion e conta com 4,65 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura. Seu entre-eixos é de 2,73 m, o que favorece consideravelmente o espaço interno.

O H6 também se posiciona como um modelo mais sofisticado dentro da gama, oferecendo assistentes de condução avançados entre eles o alerta de colisão com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, entre outros.

O modelo recebe ainda central multimídia com tela de 10,25”. 

Tecnicamente, o Haval H6 também se sobressai ao Jolion pela opção de tração integral e a oferta dos motores 2.0 turbo com injeção direta e 1.5 híbrido.

Haval F7x 

Apesar das dimensões próximas ao H6, o Haval F7x (4,62 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos) tem como diferencial o estilo SUV-cupê e a proposta mais dinâmica.

Para se manter coerente com o apelo esportivo, o Haval F7x oferece como opções os motores 1.5 e 2.0, ambos com turbo e injeção direta, trabalhando com a caixa de dupla embreagem e 7 marchas.

No caso do motor de maior deslocamento, a potência alcança 165 cv e o torque é de saudáveis 39,2 kgfm a 1.800 rpm.

Por conta do estilo diferenciado, certamente o Haval F7x seria uma aposta interessante. 

Haval H9

Como foi possível notar, a gama mais recente de SUVs da Great Wall contempla modelos de maior porte.

Com isso, merece destaque um dos SUVs topo de linha da fabricante, no caso o Haval H9.

O modelo tem forte apelo off-road e se não economiza no tamanho. Ao todo são 4,85 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,90 m de altura. O entre-eixos é de 2,80 m e um diferencial importante do H9 reside no fato dele transportar até 7 pessoas. 

Sob o capô o H9 traz motor 2.0 turbo com injeção direta e câmbio automático de 8 marchas da ZF. Tração 4x4 é um item de série no modelo.

Além da construção mais sofisticada, com suspensão independente nas quatro rodas, ele também traz pacote avançado de assistentes de condução.

Considerando a boa aceitação que o CAOA Chery Tiggo 8 obtém no Brasil, o Haval H9 é um modelo a ser considerado uma opção interessante para o Brasil. 

Haval H9
Haval H9
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa