Sedã elétrico da Mercedes pode rodar sozinho e traz painel do tamanho de uma TV

Marca revelou o EQS na Europa. Modelo começará ser vendido por lá até o final do ano
Mercedes-Benz EQS 2022

Mercedes-Benz EQS 2022 | Imagem: Divulgação

Após muita antecipação, a Mercedes-Benz apresentou na Europa o terceiro membro da família EQ de carros elétricos. Trata-se do EQS, sedã de luxo que tem porte similar ao Classe S convencional, mas aposta bem mais na tecnologia embarcada. Além do três volumes, a linha já conta com o EQC, SUV oferecido também no Brasil, e o compacto EQA, revelado no início de 2021. Os preços da novidade, porém, ainda não foram revelados.

Visualmente, o Mercedes-Benz EQS mostra muitos pontos em comum com o resto da gama EQ da Mercedes. A grade frontal com acabamento preto brilhante e o conjunto de luzes dianteiras, por exemplo, já são familiares. Vista de perfil, a carroceria remete ao CLS. Graças a um trabalho de engenharia nas entradas de ar dianteiras, no design das rodas, nas alças retráteis e na traseira afilada, o sedã tem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,20.

Mercedes-Benz EQS 2022
Mercedes-Benz EQS tem coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,20
Imagem: Divulgação

Inicialmente, o EQS será oferecido em duas configurações: EQS 450+ e EQS 580 4Matic. Ambos têm uma bateria de 107,8 kWh, mas o primeiro utiliza motor único na traseira com 333 cv de potência, enquanto o segundo tem dois motores, tração nas quatro rodas e 523 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,2 segundos e 4,3 segundos, respectivamente. A velocidade máxima para os dois é limitada eletronicamente a 210 km/h. O EQS 450+, tem autonomia declarada de mais de 770 km. Uma configuração AMG de 761 cv deve chegar posteriormente.

Entre os principais atrativos da cabine do EQS está a grande tela curvada de 56 polegadas que percorre todo o painel do sedã da Mercedes. Ela agrega desde o painel de instrumentos até a central multimídia e os controles do console central. Opcionalmente, a novidade pode ser equipada com o Drive Pilot, sistema de condução autônoma que dispensa a intervenção do motorista a velocidades de até 60 km/h. No entanto, o dispositivo só está disponível para a Alemanha por enquanto.

Mercedes-Benz EQS 2022
Tela gigante domina a cabine do Mercedes-Benz EQS
Imagem: Divulgação