Alegando uma sensível queda na procura por carros de passeio na América do Norte, a GM anunciou uma profunda re-estruturação em sua linha de modelos nos EUA e Canadá. A estratégia, com isso, segue a mesma linha da Ford, que, alegando a mesma razão, vai centrar seu portfólio em SUVs e picapes nos EUA nos próximos anos.

Com isso, várias marcas do grupo GM deixarão de oferecer sedãs e demais automóveis de passeio. Na gama Chevrolet, por exemplo, o Cruze e o Volt serão descontinuados em março de 2019 e o Impala sai de linha no quarto trimestre do ano que vem. Apenas para esclarecer, o Chevrolet Cruze vendido no Brasil é produzido na Argentina, portanto o abastecimento para nossa região não será abalado. 

De acordo com dados da GM , as vendas do Chevrolet Cruze no acumulado deste ano até setembro caíram 27% em relação ao mesmo período de 2017. No caso do Volt, a procura registrou redução de 14%.

Além desses modelos, o Buick LaCrosse e o Cadillac CT6, entre outros sedãs também terão a produção encerrada. Ao todo serão quatro fábricas que deixarão de produzir carros de passeio: Lordstown e Detroit-Hamtramck, nos EUA, e Oshawa, no Canadá.

Assim como a Ford, a GM explicou apenas que “os planos de produção futura da empresa vai focar em produzir mais SUVs e picapes e também priorizar veículos elétricos”. A CEO da GM, Mary Barra, foi um pouco além de acrescentou que “nós reconhecemos a necessidade de nos adaptar às mudanças no mercado e nas preferências de compras dos clientes para posicionar nossa empresa rumo ao sucesso a longo prazo”, acrescentou a executiva em nome da GM.

Com a recente movimentação da GM, fica cada vez mais claro um horizonte em que as marcas vão priorizar cada vez mais SUVs, crossovers e picapes em suas linhas, modelos que não só estão no topo da preferência dos consumidores como também lhes permite margens de lucros mais generosas em relação aos carros de passeio tradicionais. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/