Mais lucrativos e cada vez mais desejados pelo público nos EUA e ao redor do mundo, a Ford anunciou em seu balanço relativo ao primeiro trimestre de 2018 uma medida ousada: sua gama de carros de passeio nos EUA será limitada a dois produtos, no caso o Mustang e o Focus Active. Com isso, automóveis tradicionais como o Fusion, o Fiesta e o Taurus serão descontinuados de sua gama pelo menos em seu país-sede. O assunto já havia sido abordado por nós, porém agora a Ford o trata de maneira oficial. 

Ainda de acordo com o comunidado da empresa aos acionistas, a estimativa da Ford é que sua linha seja contemplada em 90% por SUVs, picapes e veículos comerciais nos EUA por volta de 2020. A marca acrescenta, contudo, que vai explorar alguns “espaços em branco” em termos de carroceria, criando veículos que combinem características de carros de passeio com alguns atributos dos utilitários esportivos, como a maior altura em relação ao solo, espaço para os ocupantes e versatilidade.

Ainda no campo dos automóveis, a Ford adiantou que vai oferecer opções híbridas para seus modelos de maior volume, como a picape F-150, o Mustang e os SUVs Explorer, Escape e a nova geração do Bronco. Para 2020 a Ford começará sua ofensiva de carros com propulsão totalmente elétrica com utilitário esportivo de alta performance, o qual será seguido por outros 16 modelos com este tipo de motorização por volta de 2022.

E no Brasil, como ficamos? 

Talvez para nós a decisão de maior impacto tomada pela Ford diz respeito ao Fusion, uma vez que ele é um modelo com ótima aceitação por aqui e sempre figurou entre os sedãs grandes mais vendidos no Brasil. 

O Autoo procurou a Ford brasileira para se manifestar sobre o assunto, a qual nos informou que "o anúncio foi feito especificamente para o mercado norte-americano. O portfolio de produtos para a nossa região permanece inalterado". 

Uma saída para o mercado brasileiro continuar recebendo o Fusion é a sua importação da China, país onde os sedãs ainda contam com um certo protagonismo e deverá seguir investindo no Fusion. O modelo é produzido por lá, sendo que hoje o Fusion chega ao Brasil importado do México. 

Com relação aos outros produtos, o Fiesta conta com produção local no Brasil e inaugurou sua nova geração no fim de 2016 na Europa. Portanto, o hatch poderia facilmente seguir em linha por aqui caso seja do interesse da Ford para nosso mercado. O Focus, por sua vez, é fabricado na Argentina, apesar de que a introdução de sua nova geração por lá ainda permanece uma incógnita por parte da Ford.

 
 
Ford Fusion 2019
 
Ford Fusion 2019
Ford Fusion 2019
Ford Fusion 2019
 
Ford Fusion 2019
Ford Fusion 2019
Acima a geração atual do Ford Taurus vendido nos EUA
 
Acima a geração atual do Ford Taurus vendido nos EUA
Acima a geração atual do Ford Taurus vendido nos EUA
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
Ford Focus 2019
Ford Focus 2019
 
 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/