Será a Maverick ST? Versão esportiva da picape está nos planos da Ford

Protótipo flagrado em testes também sinaliza visual mais arrojado para a nova versão
Ford Maverick 2022

Ford Maverick 2022 | Imagem: Divulgação

Modelo concebido com a missão de cativar donos de hatches e sedãs (e quem sabe até SUVs) interessados na migração para uma picape, a Ford Maverick traz um interessante leque de versões nos EUA, com destaque para a opção híbrida. 

Aqui no Brasil, onde começou a ser vendida neste ano, a Ford optou por trazer do México a Maverick apenas em sua configuração mecânica topo de linha, no caso com motor 2.0 turbo e tração integral. 

Com saudáveis 253 cv e 38,7 kgfm, a Maverick Lariat FX4 comercializada aqui é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em ótimos 7,2 segundos e destaca-se pelo excelente comportamento dinâmico dentro da categoria. 

Mas, ao que tudo indica, a Ford ainda não está satisfeita com os dados de performance da Maverick topo de linha e enxerga espaço para uma versão extrema da picape, por assim dizer. 

Os colegas do Ford Authority conseguiram fotografar um protótipo bastante revelador da Maverick em testes no qual é possível identificar alterações importantes em relação aos catálogos hoje já oferecidos da picape. 

Saída dupla do sistema de escape transparece o teste de uma versão esportiva
Saída dupla do sistema de escape transparece o teste de uma versão esportiva
Imagem: Ford Authority

Além de molduras nos para-lamas e, provavelmente, novas rodas de liga leve, merece destaque o fato do protótipo em questão contar com duas saídas para o sistema de escapamento, deixando claro se tratar de uma configuração de alto desempenho. 

Uma aposta do site norte-americano é que uma eventual Maverick esportiva poderá trazer sob o capô o mesmo motor 2.3 EcoBoost presente no Lincoln Corsair, SUV também projetado sobre a plataforma C2. 

No caso do utilitário esportivo da divisão premium da Ford, o 2.3 turbo com injeção direta entrega cerca de 300 cv e 43 kgfm de torque, números que poderiam ser facilmente elevados caso a Ford opte por uma calibração própria para a picape intermediária.  

Há algum tempo já é cogitada nos bastidores a possibilidade da Ford investir em uma Maverick ST ou quem sabe até trazendo para o modelo a famosa sigla RS para seus produtos de alto desempenho. Sem dúvida, é uma iniciativa que vale a pena acompanharmos. 

Projeção do site Ford Authority para uma eventual Maverick ST
Projeção do site Ford Authority para uma eventual Maverick ST
Imagem: Ford Authority