Sexta geração do Chevrolet Camaro chega ao Brasil

Menor no tamanho e mais potente, linha 2017 do esportivo também chega bem mais equipada
Chevrolet Camaro 2017

Chevrolet Camaro 2017 | Imagem: Divulgação

Um dos carros mais consagrados nos EUA, a sexta geração do Chevrolet Camaro acaba de desembarcar no Brasil a partir desta quarta-feira (26).

Para melhorar o comportamento dinâmico, o cupê ficou mais compacto, perdendo 5 cm no comprimento e 2 cm na largura, totalizando agora 4,78 m e 1,89 m, respectivamente. O entre-eixos também foi encurtado para 2,81 m, enquanto a altura, por sua vez, diminuiu para 1,34 m. O estilo geral do esportivo foi mantido, com destaque para a dianteira com um fundo retangular que emoldura os faróis e a grade em uma referência à primeira geração do Camaro.

Partindo para o que interessa em um tradicional muscle car, o Camaro 2017 traz sob o capô o novo motor 6.2 V8 também utilizado pelo Corvette nos EUA. São 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm de torque a 4.400 rpm, um ganho de 55 cv e 7 kgfm em relação ao Camaro anterior. A única opção de câmbio disponível é o automático de 8 marchas com a opção de trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante.

Ainda na parte mecânica, o Camaro 2017 conta com um bom conjunto de suspensão independente para as quatro rodas do tipo multibraço. O sistema de freios conta com o preparo da grife Brembo e é baseado em discos de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, ambos trabalhando em conjunto com pinças de 4 pistões. As rodas de liga leve aro 20” utilizam pneus run flat nas medidas 245/40 na dianteira e 275/35 na traseira.

O salto construtivo da sexta geração também está presente em alguns dados interessantes. De acordo com a GM, 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo, que ficou 83 kg mais leve e 28% mais rígido. Um atributo importante para um esportivo, a distribuição de peso entre os dois eixos é praticamente idêntica.

As vendas do Camaro 2017 começam a partir de novembro, iniciando pelas 100 unidades numeradas da série especial Fifty, uma referência aos 50 anos do modelo. Bem equipado, o esportivo conta com requintes como head up display, central multimídia com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, alto-falantes Bose, carregador wireless para celulares compatíveis com a tecnologia, bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória e ventilação, ar-condicionado com 2 zonas e partida remota. O Camaro Fifty terá preço sugerido de R$ 297.000. No Salão de São Paulo será apresentada a versão SS cupê, enquanto a variante conversível chega até o fim do primeiro trimestre de 2017.

Amparada por sua rica trajetória nos EUA e um sucesso no cinema como um dos “atores” da franquia Transformers, o Camaro é um modelo que conquistou boa aceitação no Brasil. Segundo a GM, desde o fim de 2010, quando foi lançado no país, o modelo já soma mais de 5 mil unidades emplacas, um feito relevante considerando a faixa de preço do esportivo.  

Assine a newsletter semanal do AUTOO!