O BAS é o Sistema de Assistência à Frenagem que auxilia o motorista em momentos de perigos mais graves. Mas você sabe como e para quê ele funciona? É o que vamos explicar, principalmente para aqueles motoristas que ainda não se habituaram à trepidação do pedal do freio quando equipado com ABS (não estranhe, são duas siglas diferentes com as mesmas letras, mas com ordem trocada e funções distintas).

Como já é largamente conhecido, o ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, fazendo com que o motorista mantenha o controle do veículo e pare o carro em menor espaço. Mas o ABS só entra em ação quando o motorista pisa com força máxima no pedal do freio. É justamente nessa hora que o BAS entra em ação, pois muitos motoristas tiram o pé do freio quando sentem o pedal trepidando.

Portanto, para compensar essa variação de comportamento do motorista (de maior ou menor pressão no pedal do freio) é que foi criado o Brake Assist System (BAS), ou Sistema de Assistência à Frenagem. Ou seja, ele extrai o máximo de eficiência do ABS, mesmo quando o motorista não pisa fundo o suficiente.

Isso é possível graças a um dispositivo de detecção da velocidade de deslocamento do pedal de freio. Quando o sistema identifica que o pedal mexeu muito rapidamente, há liberação imediata do vácuo da unidade Booster, e o cilindro-mestre é acionado com força suficiente para que o ABS proporcione uma frenagem de emergência em segurança.

Sensores

O BAS é composto por um sistema eletromecânico, com sensores que captam a velocidade do acionamento do pedal. Há também uma válvula liberadora de pressão instalada no Booster (unidade de vácuo), além de um módulo de controle, responsável por processar as informações vindas dos sensores, fazendo com que a válvula atue.

O BAS pode ter diversos nomes, pois cada montadora cria a sua definição como AFU (Auxílio de Frenagem de Urgência) ou simplesmente BA (Brake Assist).

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw