Sete anos se passaram e a atual versão do Smart Fortwo sairá de linha para, é claro, dar espaço para sua terceira geração. O novo modelo foi apresentado nessa quarta-feira (16) e chega acompanhado do irmão maior Forfour, este com espaço interno maior e duas portas a mais, sendo assim, com capacidade para levar quatro pessoas. O visual do "pequenino" foi totalmente reformulado, agora tendo como inspiração uma série de protótipos apresentados recentemente pela marca, o que inclui o Forvision, Forstars, Fourjoy, dentre outros.

A começar pelo lado de fora, o Smart Fortwo 2015 perdeu as características da geração anterior para adotar linhas mais modernas, dividindo opiniões dos consumidores. Na dianteira, o modelo aparenta ser meio quadrado, tendo como destaque os faróis compactos levemente esticados para as laterais, com direito a moldura em LEDs, além da grade no centro com desenho interno do tipo colmeia. O para-choque traz os repetidores de seta na parte superior e, logo abaixo, a tomada de ar e os faróis de neblina em uma única peça.

Veja mais: Yamaha desenvolve carrinho para competir com o Smart Fortwo

Já nas laterais, o Fortwo manteve o característico acabamento em volta das portas, normalmente em tom diferente da carroceria. A maçaneta continua invadindo a área das janelas e há um novo vinco marcando a parte central. Por fim, na traseira, as lanternas seguem o formato dos faróis e agora são abrigadas pela peça que emoldura as portas. A parte de trás de carro também ficou mais reta e tem vidro traseiro basculante.

O Forfour segue exatamente as mesmas linhas do irmão menor, porém, obviamente, com as duas portas adicionais. E por falar nisso, os ocupantes de trás terão janelas basculantes, ao contrário do motorista e do passageiro dianteiro, que podem desfrutar e vidros que abrem totalmente.

Além do design, os novos Fortwo e Forfour compartilham ainda a largura, de 1.66 metro, e a altura, de 1.55 m, mas se diferem no comprimento (de 2,69 m e 3,49 m, respectivamente) e na distância de entre-eixos, de 1.87 m e 2.49 m. O espaço no porta-malas é de 260 litros no caso do Fortwo e 185 l no Forfour. A base de ambos os modelos é a mesma da nova geração do Renault Twingo.

O novo interior é talvez a mudança mais agradável do novo Smart Fortwo. O desenho do painel está mais abrangente e, de acordo com a Smart, o modelo teve seu acabamento melhorado, com direito a revestimento do painel em tecido, mas apenas como opcional. Entre os equipamentos, há volante multifuncional revestido em couro, painel com display colorido de 3,5 polegadas, bancos com aquecimento e sistema de som da JBL, pela primeira vez disponível no modelo, com oito alto-falantes no Fortwo e doze no Forfour.

Na gama de motores, há dois novos blocos a gasolina. O primeiro é um 1.0 litro aspirado de três cilindros, capaz de entregar 72 cavalos de potência e 9,28 kgfm de torque. Já o segundo é um 0.9 litro, também de três cilindros, mas com turbo, que desenvolve 90 cv e 13,7 kgfm. Haverá ainda um propulsor de 60 cv, ainda sem previsão de chegada. A versão esportiva Brabus também será lançada em breve.

Veja mais: Preparadora Brabus estreia no Brasil com três modelos

A transmissão é manual de cinco velocidades ou automatizada Twinamic de dupla embreagem, esta com seis velocidades, sempre com tração traseira.

O conjunto de suspensão também é novo e agora oferece como opcional um pacote esportivo, que inclui molas mais firmes e deixa o veículo 10 milímetros mais baixo.

Já na segurança, segundo a marca, o novo Fortwo e o Forfour atingiram o mesmo padrão de segurança do Mercedes-Benz Classe C, graças ao uso de novos aços de alta resistência, aço multifásico nas laterais e também na subestrutura. Entre os equipamentos, há sistema de assistência de vento cruzado, assistente de frenagem de emergência na cidade, aviso de colisão frontal, controle de estabilidade e de tração, freios ABS, múltiplos airbags, entre vários outros.

Os novos Smart serão vendidos na Europa a partir de novembro, logo após serem apresentados ao público durante o Salão de Paris. Já no Brasil, a expectativa é que ambos sejam lançados em meados de 2015. Quanto aos preços, o novo Fortwo será vendido por 11 mil euros na versão mais básica (algo em torno de R$ 33 mil), enquanto o Forfour será 600 euros mais caro em todas as configurações.

Redação

|