Stellantis é criada: fusão de PSA e Fiat Chrysler torna-se efetiva a partir deste sábado

Ações da nova companhia começam a ser negociadas em Paris e Milão na segunda-feira
Nome do novo grupo industrial que nascerá da fusão entre o Grupo PSA e a Fiat Chrysler

Nome do novo grupo industrial que nascerá da fusão entre o Grupo PSA e a Fiat Chrysler | Imagem: Divulgação

Anunciada no fim de 2019, a fusão entre Peugeot S.A. (Grupo PSA) e Fiat Chrysler tornou-se formalmente concluída a partir deste sábado (16). Os dois gigantes automotivos emitiram comunicados em que confirmam a concretização de todos os passos para atuarem de forma conjunta a partir de agora por meio da Stellantis, empresa que nasce da união das duas potências do setor.

Ainda de acordo com o comunicado deste sábado, “as ações ordinárias da Stellantis começarão a ser negociadas na Euronext, em Paris, e no Mercato Telematico Azionario, em Milão, na segunda-feira, 18 de janeiro de 2021, e na Bolsa de Valores de Nova York na terça-feira, 19 de janeiro de 2021, em cada caso com o registro STLA.” 

A Stellantis já convocou para a próxima terça-feira (19) sua primeira coletiva de imprensa, capitaneada pelo CEO Carlos Tavares. No encontro, com cobertura completa do Autoo, o executivo deverá apresentar mais detalhes sobre os próximos passos da companhia recém-criada. 

A Stellantis deverá se tornar o quarto maior conglomerado automotivo do mundo, com vendas anuais na casa de 8,7 milhões de unidades e receitas combinadas de aproximadamente 170 bilhões de euros. A empresa resultante do acordo entre PSA e Fiat Chrysler só ficará atrás do grupo Volkswagen, atualmente a maior empresa automotiva no mundo, seguido pela Toyota na vice-liderança e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em terceiro lugar.

Em seus primeiros comunicados sobre a fusão, Fiat Chrysler e Peugeot deixaram claro que a medida não contempla o fechamento de fábricas. “O significativo acréscimo de valor resultante da transação é estimado na ordem de 3,7 bilhões de euros em sinergias anuais, derivadas principalmente de maior eficiência na alocação de recursos para investimentos de larga escala em plataformas de veículos, motores e transmissões e novas tecnologias, além da melhoria da capacidade de compras resultante da nova escala combinada do grupo”, revelaram as duas empresas à época. 

As marcas que ficarão sob controle da Stellantis, fusão da PSA e FCA
As marcas que ficarão sob controle da Stellantis, fusão da PSA e FCA
Imagem: Montagem sobre divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa