Subaru lança o STI S209, modelo mais potente da sua história

Com 345 cv e foco em pista, versão será exclusiva para os Estados Unidos
Subaru STI S209

Subaru STI S209 | Imagem: Divulgação

A Subaru lançou oficialmente o STI S209, versão que havia sido apresentada no começo do ano no Salão de Detroit (EUA) e quebra o recorde de carro mais potente da história da marca. Criado pela Subaru Tecnica International (STI), divisão que cuida dos carros de competição dos japoneses, o S209 é o primeiro modelo da exclusiva linha S vendido fora do Japão – é feito especialmente para os Estados Unidos. Clique na foto principal acima do texto para acessar a galeria com mais imagens do modelo. 

Apesar da mudanças no design que deixaram o S209 mais invocado que o STI “normal” (olhe para o aerofólio de fibra de carbono na traseira), as novidades que realmente importam estão na mecânica. O carro recebeu bitolas mais largas, amortecedores especiais da Bilstein, molas mais firmes, barra estabilizadora de 20 mm na traseira e freios Brembo. Além disso, boa parte da suspensão veio dos Subaru de corridas que competem em Nürbugring.

O motor é o mesmo 2.5 boxer do STI, mas com pistões forjados e um novo turbo da HKS que libera mais pressão: 1,2 bar contra 1,1 bar. Some a isso admissão com filtro esportivo, sistema de alimentação recalibrado e novos bicos injetores e a potência subiu 45 cv, para 345 cv.

O câmbio é manual de seis marchas e a tração, claro, é integral. Há também três modos de condução (Intelligent, Sport e Sport Sharp), que foram recalibrados. Serão apenas 209 unidades produzidas, nas configurações azul com rodas prata ou branco com rodas douradas. O preço será revelado nos próximos dias.

Subaru STI S209
Subaru STI S209
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!