Sucessor do Toyota Yaris nacional é revelado na Tailândia só com carroceria sedã

Modelo segue a receita tradicional do segmento, porém reforça o conteúdo de tecnologia
Toyota Yaris Ativ

Toyota Yaris Ativ | Imagem: Divulgação

Como já anunciado pela divisão tailandesa da Toyota, a nova geração do Yaris para mercados emergentes foi apresentada nesta terça-feira (9) no país asiático. Apresentado com o nome Yaris Ativ, o modelo também é o sucessor do Vios por lá e estreia somente com carroceria sedã. 

Sem mexer em uma fórmula de sucesso, o Yaris Ativ preserva a receita que baliza o desenvolvimento de compactos destinados aos mercados emergentes, ou seja, bom espaço interno aliado a um preço competitivo. 

Ao menos no Yaris Ativ, a Toyota melhorou um ponto onde o Yaris brasileiro atual deixa muito a desejar: a tecnologia embarcada. 

O modelo apresentado nesta semana na Ásia oferece em suas versões superiores o pacote Toyota Safety Sense de assistentes de condução, que engloba o farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, aviso de saída de faixa, alerta de colisão, entre outros itens. 

Toyota Yaris Ativ
Toyota Yaris Ativ
Imagem: Divulgação

Com um interior mais sofisticado, o Yaris Ativ também estreia com uma central multimídia de 8” ou 9” dependendo da versão, freio de estacionamento com acionamento elétrico, display digital de 7” no centro do painel de instrumentos e pode receber ainda chave presencial, revestimento interno de couro, entre outros itens. 

Na parte externa, a Toyota cita em sua apresentação do modelo que pensou no conceito fastback para a silhueta do Yaris Ativ, ou seja, com um terceiro volume não muito saliente e mais integrado ao desenho total do carro para conferir um ar mais dinâmico ao modelo. 

Sob o capô, o Yaris Ativ tailandês contará com o motor 1.2 16V com 95 cv e 11,2 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com uma caixa automática CVT. 

Se não deve surpreender em desempenho, fica claro que o foco do Yaris Ativ é a alta eficiência, podendo registrar consumo de até 23,3 km/l, segundo a subsidiária da Toyota informa. 

Toyota Yaris Ativ
Toyota Yaris Ativ
Imagem: Divulgação

O Yaris Ativ conta ainda com freio a disco nas quatro rodas, direção com assistência elétrica e até mesmo oferece seletor do modo de condução, podendo alternar entre as posições Eco, Normal e Sport. Sem surpreender na suspensão, o sedã conta com os conhecidos layouts McPherson na dianteira e eixo de torção traseiro. 

Resta saber se está nos planos da Toyota nacionalizar o Yaris Ativ em Sorocaba (SP) em um horizonte de médio prazo. 

Vale lembrar que a marca inaugurou para a gama Yaris 2023 nacional um leve facelift e um incremento no conteúdo de série do compacto, garantindo uma sobrevida ao hatch e ao sedã nacionais. 

Em paralelo, cogita-se que a Toyota poderia investir na nacionalização do Hyryder, SUV pensado para mercados emergentes e que, eventualmente, poderia substituir a gama de compactos da marca por aqui. A conferir futuramente. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!