Urban Cruiser Hyryder é o SUV híbrido e 4x4 da Toyota para países emergentes

Modelo foi revelado na Índia e, quem sabe, pode até encontrar seu caminho para o mercado brasileiro
Toyota Urban Cruiser Hyryder

Toyota Urban Cruiser Hyryder | Imagem: Divulgação

Estreia muito aguardada, o Toyota Urban Cruiser Hyryder foi completamente revelado nesta sexta-feira (1º) no mercado indiano. 

O modelo, que conta com 4,36 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, é o novo representante da marca no segmento de SUV compactos, portanto um rival em faixa de preço para Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, entre outros modelos equivalentes.

Desenvolvido em conjunto com a Suzuki, o Urban Cruiser Hyryder terá um gêmeo que, ao que tudo indica, será o sucessor do Vitara

Além do porte interessante, um pouco maior em relação aos SUVs compactos tradicionais, o Urban Cruiser Hyryder conta com uma série de atributos favoráveis, como a opção de tração 4x4 em algumas versões. 

Além disso, todos os catálogos do Toyota serão eletrificados. As opções mais acessíveis contarão com motor 1.5 dotado da tecnologia híbrida leve (ISG), com um conjunto capaz de entregar 101 cv e 13,7 kgfm. 

Toyota Urban Cruiser Hyryder
Toyota Urban Cruiser Hyryder
Imagem: Divulgação

As variantes mais caras da novidade contam sob o capô com a mecânica híbrida plena, também baseada no propulsor 1.5. Ele é associado à quarta geração do sistema e-drive da Toyota, que resulta em 115 cv de potência combinada e um consumo médio na faixa de 25 km/l, de acordo com os valores preliminares apresentados pela marca na Índia. 

O Urban Cruiser Hyryder conta com as opções de câmbio manual 5 marchas ou automático com 6 velocidades no caso do catálogo híbrido leve. Com a mecânica híbrida convencional, a transmissão é do tipo automática CVT. 

Bem equipado, o Urban Cruiser Hyryder oferece de série nas opções topo de linha itens como teto solar panorâmico, sistema de câmeras 360º, carregador de smartphones por indução, painel de instrumentos digital, head-up display e controle de algumas funcionalidades do veículo por meio de aplicativo, tecnologia que a Toyota até o momento não oferece por aqui. 

No Brasil? 

A Toyota ainda não informou os preços do Urban Cruiser Hyryder na Índia, iniciando apenas a pré-reserva do modelo.  

Apesar de reunir ótimas características para ser oferecido também no Brasil, o Urban Cruiser Hyryder é uma incógnita para nosso mercado. 

Sabemos, até o momento, que a Toyota trabalha na nacionalização do Yaris Cross, SUV mais sofisticado que será produzido em Sorocaba (SP). 

Recentemente, entretanto, uma possibilidade que surgiu nos bastidores é a de que o Urban Cruiser Hyryder também poderia ser nacionalizado no médio prazo, substituindo a gama Yaris no portfólio da Toyota. Algo a conferir futuramente.