SUV conceito da Fiat mostra semelhanças com a Toro

Novas imagens de teaser revelam interior e elementos importantes do futuro utilitário esportivo
Painel do futuro SUV da FIat: elementos inéditos mas conceito que lembra o dos novos carros da marca

Painel do futuro SUV da FIat: elementos inéditos mas conceito que lembra o dos novos carros da marca | Imagem: Reprodução

Na sua estratégia de apresentar o inédito SUV que lançará no Brasil em 2019, a Fiat publicou mais um vídeo “teaser” que revela um pouco mais do modelo. Ainda sem nome conhecido, o veículo será o principal destaque do seu estande no Salão de São Paulo. O que se sabe é que ele é um dos três SUVs que a Fiat lançará nos próximos anos e que finalmente colocará a marca no mercado mais aquecido do país. O novo teaser, no entanto, entregou bastante sobre o carro, incluindo seu interior e alguns pontos importantes em seu design externo como capô, faróis e possivelmente a lanterna.

Desenvolvido pela equipe de Peter Fassbender, alemão que está à frente do design da Fiat há muitos anos, o SUV dá a entender que seguirá um estilo parecido com o da picape Toro. Isso não significa que veremos uma “Toro fechada” mas que a identificação de ambos será natural.

Os faróis, por exemplo, são afilados e nascem quase na altura da caixa de rodas, mesma solução da picape, porém, o SUV terá um canhão maior. Mas é possível notar a proximidade das linhas gerais do novo carro com a Toro, seja na lateral, articulação do capô, para-lamas e no filete frontal que caracteriza tanto a picape.

Releitura

Já o interior, pela primeira vez mostrado, revela que a Fiat parece ter preferido fazer uma releitura dos painéis da Toro e de compactos como o Argo. Está ali a barra que percorre o painel e que formam um “U” na altura do console central para acomodar a grande central multimídia. Mas a base do console surpreende pelo comando giratório (que lembra o de carros alemães) e o que parece ser os comandos do ar-condicionado à sua frente. O volante, por sua vez, é achatado como o do Peugeot 208, e com apenas dois raios.

A marca explica que o interior minimalista foi intencional: “A simplicidade é uma característica forte do painel de instrumentos, sem perder a funcionalidade e com formato extremamente escultural, seguindo o conceito Wrap Around” diz o texto sobre o carro.

Revendo sua estratégia

Quando assumiu a Chrysler e decidiu investir na Jeep como marca global a Fiat foi taxativa: “SUV é Jeep”, dando a entender que qualquer modelo nesse sentido teria a grade de sete fendas. Mas diante de um mercado cada vez mais ávido por utilitários esportivos não houve como manter a promessa.

No entanto, a FCA se saiu com um argumento bastante curioso, o de que os modelos da Fiat serão “UVs”, ou seja, veículos utilitários. Com isso, ela abre espaço para que a marca italiana utilize a plataforma que deu origem ao Renegade e Compass para produzir três SUVs próprios, como revelou o atual presidente da montadora no Brasil, Antonio Filosa. O primeiro deles você verá no salão na semana que vem e nas lojas daqui a um ano.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa