Suzuki Jimny 4 portas pode estrear com motor mais potente

Opção de carroceria inédita para o modelo será revelada em 2022
Suzuki Jimny Sierra 2020

Suzuki Jimny Sierra 2020 | Imagem: Divulgação

Enquanto as primeiras informações extraoficiais do inédito Suzuki Jimny 4 portas começaram a circular pela internet no mês passado, agora é a vez da mídia especializada japonesa adiantar novos detalhes sobre a estreia bem como o que podemos esperar em termos de motorização para aquela que será a configuração mais versátil do Jimny.

De acordo com sites locais, a novidade deveria figurar como um dos destaques do Salão de Tóquio em outubro deste ano, porém, por conta da pandemia e o cancelamento do evento, a nova opção do Jimny deverá ser conhecida somente em 2022. 

Outro fato interessante é que, por conta do tamanho superior em relação ao atual Jimny Sierra, além da possibilidade de transportar mais do que duas pessoas com conforto, o futuro Jimny 4 portas deverá ganhar um reforço na motorização para não ficar devendo em desempenho.

Entre as possibilidades, é cogitado nos bastidores que a Suzuki poderia realizar aprimoramentos no atual motor 1.5 (K15B) para obter mais potência e torque. Já outros rumores sinalizam a possibilidade da marca trazer para o motor em questão algum sistema de hibridização leve, o qual poderia colaborar não só para o ganho em performance, bem como reduzir os níveis de emissões e consumo.

Uma terceira saída que está sob estudo é a Suzuki aplicar no Jimny 4 portas o mesmo motor 1.4 Boosterjet (turbo com injeção direta) hoje oferecido no Vitara e no S-Cross vendidos no Brasil. O motor em questão conta com uma variante híbrida-leve em alguns mercados, o que tornaria viável a comercialização do Jimny 4 portas em países com normas de emissões mais restritivas.

Segundo os dados que vazaram a respeito do futuro modelo da Suzuki, a previsão é que o novo Jimny 4 portas conte com 3,85 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,73 m de altura. O entre-eixos deverá ser de 2,55 m, enquanto a altura em relação ao solo ficaria em 210 mm e o peso total da novidade alcançaria 1.190 kg, 100 kg acima do Jimny Sierra hoje importado ao Brasil.

Considerando que no Vitara e no S-Cross o 1.4 Boosterjet entrega 146 cv e 23,5 kgfm, em um modelo pequeno como é o caso do Jimny 4 portas, certamente o propulsor em questão resultaria em respostas bem interessantes para o modelo da Suzuki.

Vale a pena acompanharmos de perto os avanços no projeto do Jimny 4 portas uma vez que ele tem muito potencial para ser importado ao Brasil. Atualmente o Jimny Sierra 2 portas é comercializado no Brasil partindo de R$ 139.990 com motor 1.5 e câmbio manual. Em sua configuração topo de linha o jipe alcança R$ 160.990 oferecendo câmbio automático de 4 marchas. O modelo conta com tração 4x4 com reduzida, estrutura de chassi e suspensão por eixo rígido tanto para as rodas dianteiras como traseiras. 

Projeção de Kleber Silva antecipando o inédito Suzuki Jimny com 4 portas
Projeção de Kleber Silva antecipando o inédito Suzuki Jimny 4 portas
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa