Suzuki Jimny 4 portas: surgem as primeiras informações sobre a novidade

Modelo deverá inaugurar novidades também para a carroceria 2 portas do utilitário
Flagra do Suzuki Jimny 4 portas em testes

Flagra do Suzuki Jimny 4 portas em testes | Imagem: Autocar India

O Suzuki Jimny evoluiu consideravelmente em sua geração mais recente, tornando-se um utilitário bem mais confortável para o uso urbano e rodoviário, sem perder seus atributos técnicos e a famosa robustez para o uso off-road.

O tamanho muito pequeno do Jimny está longe de credenciá-lo como uma opção familiar, sendo que dois passageiros no banco traseiro só se instalam por ali com muita boa vontade. Se você precisar levar bagagens, então, o jeito é viajar no máximo com apenas mais uma pessoa e rebater a segunda fileira de assentos para contar com um porta-malas mais próximo ao de um SUV ou um carro de passeio.

Se essa falta de versatilidade chegou a afastar alguns consumidores do Jimny — muitos deles atraídos pelo caráter sempre simpático do utilitário — a Suzuki deverá resolver essa questão muito em breve.

Já circulava há um bom tempo especulações sobre uma nova opção de carroceria 4 portas para o Jimny atual e, agora, novas informações preliminares sobre a novidade começaram a surgir.

De acordo com o site japonês creative311, o inédito Jimny 4 portas terá 3,85 m de comprimento, uma evolução frente aos 3,55 m do Jimny 2 portas convencional. Vale destacar que, aqui no Brasil, é comercializada a variante Jimny Sierra, que é maior e conta com 3,64 m. A largura (1,64 m) e a altura (1,73 m) permanecerão as mesmas, contudo, para oferecer mais conforto aos passageiros, o entre-eixos do Jimny 4 portas vai alcançar 2,55 m, um bom avanço sobre os 2,25 m do jipe com carroceria 2 portas (dimensão válida tanto para o Jimny convencional como para o Jimny Sierra).

Segundo as informações extra-oficiais, o Jimny 4 portas vai preservar a motorização 1.5 16V (K15B) associada aos câmbios manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas.

Outro ponto importante envolvendo o Jimny é que a estreia da nova opção de carroceria também deverá trazer alguns aprimoramentos estéticos (facelift) não muito extensos, que deverão ser aplicados ainda no Jimny 2 portas. 

A expectativa é que o Jimny 4 portas faça sua estreia entre o fim deste ano ou o começo de 2022. Hoje em dia o Jimny é comercializado no Brasil e seria plausível esperar que a Suzuki também aposte na inédita configuração por aqui. Em seu catálogo manual, o Jimny Sierra 4You parte de R$ 137.990. Já em sua variante 4Style com câmbio automático, o Jimny Sierra tem preço tabelado em R$ 158.990. Todos contam com o sistema de tração AllGrip próprio para o modelo.

Projeção de Kleber Silva antecipando o inédito Suzuki Jimny com 4 portas
Projeção de Kleber Silva antecipando o inédito Suzuki Jimny com 4 portas
Imagem: Kleber Silva