Suzuki revela Jimny 4 portas e o SUV pequeno Fronx, ambos previstos para o Brasil

Modelos foram alguns dos destaques do Auto Expo 2023, principal mostra automotiva na Índia
Suzuki Jimny 4 portas revelado na Índia

Suzuki Jimny 4 portas revelado na Índia | Imagem: Divulgação

Estreia há muito tempo aguardada, a Suzuki apresentou nesta quinta-feira (12) o Jimny de quarta geração em sua inédita opção de carroceria com 4 portas, otimizando o espaço para passageiros e bagagens. 

O Jimny 4 portas alcança 3,98 m de comprimento, de todo modo mantendo a proposta de ser um utilitário compacto e muito robusto. Para acomodar as duas portas adicionais, o modelo cresceu 34 cm em relação ao Jimny 2 portas atualmente comercializado no Brasil. 

A nova configuração do Jimny registra ainda 1,64 m de largura e 1,72 m de altura, com um entre-eixos de 2,59 m. Agora capaz de transportar 4 adultos, o Jimny 4 portas oferece ainda porta-malas para 332 litros de bagagens, volume pouco superior ao de um hatch compacto tradicional. 

Sem novidades mecânicas, o Jimny 4 portas será movido pelo mesmo motor 1.5 16V aspirado presente também no modelo 2 portas. Aqui no Brasil, tal propulsor entrega 108 cv e 14,1 kgfm de torque, operando apenas com gasolina. 

A Suzuki manteve para o Jimny 4 portas as opções da transmissão manual 5 marchas ou automática com 4 velocidades. O sistema de tração 4x4 com reduzida segue o AllGrip Pro AWD. 

Em termos de credenciais para o off-road, o Jimny 4 portas manteve ângulos de ataque (36º) e saída (50º) próximos aos da carroceria 2 portas, porém o ângulo de transposição em rampa caiu de 28º do Jimny 2 portas para 24ª no caso do Jimny 4 portas por conta do entre-eixos maior. 

Suzuki Jimny 4 portas revelado na Índia
Suzuki Jimny 4 portas revelado na Índia
Imagem: Divulgação

A produção, na Índia, do Jimny 4 portas já começou e o início das vendas do utilitário por lá ocorrerá em maio deste ano. O Jimny 4 portas será exportado para diversos mercados e o Brasil é cotado para receber a novidade. 

Considerando que o Jimny Sierra oscila na faixa de R$ 160 mil a R$ 180 mil, certamente a opção 4 portas do modelo, se importada, terá valores ligeiramente acima dos praticados para as versões 2 portas. 

Suzuki Jimny 4 portas revelado na Índia
Suzuki Jimny 4 portas revelado na Índia
Imagem: Divulgação

Suzuki Fronx 

Outra novidade importante que a marca japonesa apresentou na Índia foi o Fronx, um interessante crossover pequeno com dimensões semelhantes às de um Fiat Pulse. 

Baseado na mesma plataforma do Baleno, o Fronx conta com 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,52 m de entre-eixos. 

O Fronx é um projeto interessante para acompanharmos, uma vez que ele também será aproveitado pela Toyota em seu projeto A15

Ambos reúnem qualidades e características que os credenciam para um eventual aproveitamento dos modelos no Brasil pelas duas marcas. 

O Suzuki Fronx conta com opções de motores 1.2 aspirado e um interessante 1.0 turbo com assistência de um sistema híbrido-leve para otimizar a eficiência. 

No caso da opção eletrificada, a potência e o torque combinados gravitam em 100 cv e 15 kgfm e o motor pode atuar com uma transmissão manual 5 marchas ou automática com 6 velocidades. 

Em sua apresentação do modelo na Índia, a Suzuki citou que o Fronx será exportado para outras regiões, como África e América Latina, o que, naturalmente, abre a possibilidade dele chegar ao Brasil. 

Consultada pelo AUTOO para se posicionar sobre a eventual importação do Jimny 4 portas e do Fronx ao Brasil, até o momento a HPE Automotores, empresa responsável pela Suzuki Veículos no país, ainda não nos retornou. Assim que recebermos alguma resposta da companhia atualizaremos a notícia. 

Atualização (12/01/2023 às 14h21): a empresa emtiu o seguinte posicionamento sobre o assunto, que reproduzimos na íntegra: "a HPE Automotores, detentora dos direitos de produção e comercialização da Suzuki Veículos no Brasil está negociando com a Suzuki Global para que, no longo prazo, esses novos modelos estejam disponíveis para os clientes brasileiros".

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!