Toyota considera novamente ter uma picape rival de Toro, Maverick e outras

Novo utilitário da marca japonesa, porém, não será lançado antes de 2027 e deverá ser eletrificado
Toyota EPU

Toyota EPU | Imagem: Divulgação

O sucesso das picapes intermediárias híbridas nos EUA tem feito a Toyota considerar cada vez mais a possibilidade de lançar um modelo do segmento, mas não antes de 2027, de acordo com o site americano Automotive News. A marca japonesa também foi vista testando a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.

VEJA TAMBÉM:

Ainda de acordo com a publicação, a Toyota avalia que as picapes abaixo das médias são mais adequadas para eletrificação e que continua avaliando junto com a matriz no Japão a hipótese de desenvolvimento de um novo utilitário que poderia ter a mesma base do Corolla Cross.

Se vier a ser aprovado, o novo projeto deverá ser baseado no protótipo EPU, que foi mostrado em novembro do ano passado no Salão de Tóquio (Japão). Deverá ser híbrido completo, plug-in ou 100% elétrico, o que ainda não foi definido. O tamanho será um pouco maior que a Ford Maverick, com distância entre-eixos de 2,72 metros. 

Toyota avalia rivais 

Toyota EPU
Toyota EPU é o protótipo no qual deverá ser baseada a nova picape da marca japonesa
Imagem: Divulgação

Além desse detalhe não se sabe muito sobre a picape conceitual, além do fato de ter estrutura do tipo monocoque, o que contribui com a leveza. Porém, a Toyota ainda está em dúvida se uma picape intermediária faria o sucesso suficiente para justificar todo o processo de desenvolvimento, fabricação e distribuição. 

Um parâmetro para isso é o volume de vendas da Hyundai Santa Cruz, que é considerado modesto pela Toyota, em torno de 36 mil unidades em 2023. De qualquer forma, a marca japonesa vai avaliar os prós e contras para ter um veredicto. No Brasil, o segmento de picapes intermediárias chama atenção e terá novas integrantes. Além dos modelos da Renault e Nissan, a partir de 2026 a Volkswagen terá a Tarok, que será feita no Panará.  

Assim como A VW Tarok deverá ter, a nova picape da Toyota também contará com  em ligação entre a cabine e a caçamba para que o usuário possa levar objetos mais compridos, seguindo a tendência das picapes se aproximarem cada vez mais dos SUVs nos mais variados aspectos.

Embora a Toyota não confirme, a nova picape intermediária eletrificada deverá ser fabricada em Sorocaba (SP), onde vai se concentrar a fabricação da marca no Brasil, uma vez que a unidade de produção será desativada gradualmente até 2026.

Toyota EPU
Toyota EPU tem boas chances de ser fabricada em Sorocaba (SP) para brigar com Fiat Toro e outras
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções