Renault mostra picape para brigar com a Fiat Toro, mas a Oroch deve continuar

Utilitário está na fase de protótipo e será fabricado na Argentina, mas ainda sem data definida
Protótipo Niagara vai dar origem a  uma picape para concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana e outras

Protótipo Niagara vai dar origem a uma picape para concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana e outras | Imagem: Carlos Guimarães

Além do Kardian, a Renault apresenta em sua convenção global no Rio de Janeiro, com a presença de vários jonalistas da América Latina, o protótipo de uma nova picape batizada como Niagara Pick-Up Concept.No primeiro semestre de 2024 a fabricante vai fazer um anúncio oficial da fabricação do modelo na Argentina e mostrará uma nova versão conceitual mais próxima da que será feita em série.

VEJA TAMBÉM:

Mas ainda não há uma data certa para o inicio de fabricação da nova picape, que deverá conviver com a atual Oroch, um modelo mais voltado para o trabalho pesado e frotistas, conforme apuramos junto com colegas da imprensa argentina. O início da produção  da Niagara vai depender das conjunturas econômicas e políticas na Argentina, que vive um momento conturbado, com eleições acirradas e crise. 

De qualquer forma, o protótipo Niagara Concept simboliza uma nova era na história da Renault, que ai adotar a nova plataforma global da marca, que é bastante flexível, podendo receber conjunto híbridos e elétricos e com boa variação de entre-eixos (entre 2,6 m e 3 m). Segundo a fabricante, a picape tem tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 e um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira. 

Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com performance off-road otimizada. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2, ainda de acordo com a Renault. O O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira.

Nova picape da Renault deverá ser híbrida e ter tração 4x4, fabricada sobre a nova plataforma global  da marca
Nova picape da Renault deverá ser híbrida e ter tração 4x4, fabricada sobre a nova plataforma global da marca
Imagem: Carlos Guimarães

A picape Niagara Concept também representa a nova linguagem de design da Renault, com grade frontal é robusta e contemporânea, esculpida como se fosse um mineral com efeito único em 3D. As letras que formam o nome Renault têm um acabamento em estilo "pixel art", fortemente inspirado na cultura pop.

Ainda na frente, o protetor de cárter é proeminente e a distância em relação ao solo é mais alta. O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira. Assim, ele ostenta todas as referências mais características do mundo das picapes.

Também chama atenção da alta linha de cintura, assim como a parte superior do contorno da carroceria, reforçando o aspecto de robustez do veículo. Já na traseira, a ligação entre a inclinação do teto e a coluna traseira recurvada confere ao modelo dinamismo e esportividade. Será uma forte rival para a Fiat Toro, Chevrolet Montana, o novo modelo da Toyota que vem por aí e companhia, 

Além disso, a nova picape faz parte dos oito novos modelos que serão lançados atpe 2027 como parte do plano estratégico "Renaulution", que prevê investimetos de 3 bilhões de euros para conseguir melhores resultados financeiros. Uma das metas é atingir uma margem operacional de dois dígitos e um preço líquido por veículo vendido multiplicado por dois fora da Europa em 2027, em comparação com 2019.

Nova  plataforma global da Renault é bem flexível, o que permite alterar o entre-eixos entre 2,6 m e 3 m, conforme o modelo
Nova plataforma global da Renault é bem flexível, o que permite alterar o entre-eixos entre 2,6 m e 3 m, conforme o modelo
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!